5 coisas que os organizadores poderiam fazer para melhorar as provas

Participo e acompanho de competições esportivas a mais de 2 décadas, corridas de rua, provas de ciclismo, competições de natação já participei às centenas. Provas de triathlon, corrida de aventura, enduro de regularidade CHECK! Embora a prática do esporte tenha crescido bastante, e as provas tenham ficado cada vez maiores uma coisa me incomoda: a camaradagem tem diminuído nas provas.
Conversando com alguns amigos que, assim como eu, estão no esporte percebo que o sentimento é presente também nessas pessoas. Com isso resolvi listar algumas coisas de que eu sinto falta e que acho que conseguiriam recuperar esse sentimento em nossos corações atletas.

Veja as 5 coisas que os organizadores poderiam fazer para melhorar as provas:

1- Inscrições estão muito caras!

Concordo e tenho conhecimento da logística envolvida na organização de eventos esportivos. No entanto fora do Brasil as provas são mais baratas. Não é incomum no Brasil encontrarmos provas de corrida custando mais do que R$100 e provas de triathlon beirando um salário mínimo. Acho demais. E embora os organizadores também mereçam ganhar dinheiro, acho que os preços estão inflados.

2- Detalhes do percurso

As vezes nos preparamos por meses para uma prova e em alguns casos temos poucas informações sobre a prova. Embora a surpresa dê um tempero extra na emoção de participar dos eventos, um pouco de informação é importante para ajudar na preparação e ajudar a manter noas empolgação. Um amigo me mandou um exemplo de um organizador que divulgou o percurso do seu evento de uma forma bem criativa. O organizador fez um video em primeira pessoa, com um resumo do percurso. Achei genial! Alguém tem algum exemplo assim no Brasil?

3- Camisetas de Algodão

Embora eu ache legal as camisas de Dry Fit pois podemos usá-las para treinar, depois de participar de alguns eventos e nossas gavetas estarem transbordando de camisetas de dry, a gente não começa a achar tanta graça. Antes, as camisetas dos eventos eram de algodão e eram mais bonitas. Havia um cuidado maior com a arte da camiseta, que não só eram mais bonitas e duravam mais.

4- Jantar de massas, almoço pós prova e festinha de confraternização.

Muitas provas promoviam um jantar de massas antes do evento. Além de promover um carbo loading às vésperas das provas promovia um evento de grande confraternização entre os atletas.
Outros eventos ainda iam mais longe, promovendo um almoço pós provas. Muitos dos almoços nem eram tão sofisticados uma galinhada, um churrasco ou uma simples macarronada, o objetivo mais uma vez era promover a confraternização entre os atletas.
Outra coisa muito legal eram as festinha após as provas. Quem participou do Troféu Brasil de Triathlon vai lembrar das Pizzadas após o fim do campeonato, ou da festinha do Internacional de Santos, realizada em uma boate no domingo a noite. Pra mim isso fazia muita diferença em todo o ambiente da competição.

5- As regras precisam ser cumpridas.

O regulamento existe para que as regras sejam as mesmas para todos os participantes e a competição seja justa e saudável. No entanto, algumas regras simplesmente não são cumpridas: atletas que cortam caminho, receber ajuda externa e vácuo ilegal, muito comum no triathlon…podemos citar um bocado de coisas aqui.
Simplesmente as regras existem, mas a organização não fiscaliza e não pune os infratores, o que sempre gera um pouco de chateação na classificação geral.
Se as regras fossem cumpridas, as provas seriam bem mais legais.

E você o que acha que poderia ser melhorado nas provas em que participa?


Publicado

em

por

Comentários

5 respostas para “5 coisas que os organizadores poderiam fazer para melhorar as provas”

  1. Avatar de Thais
    Thais

    Banheiros, com certeza. Os químicos são aquela coisa hororosa, mas são a solução onde não tem banheiro, mas muitas vezes, faço provas de bike o de há banheiros, mas não há cuidado de fazer uma manutenção nestes banheiro ou de ter alguém para mantê los limpos. Pagaria na boa a taxa para poder tomar banho. Muitas provas arrecadam dinheiro ou alimento para instituições, pprque não para arrumar esses banheirosque geralmente são de instituições públicas?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Bem lembrado, Thais.
      Pagamos uma nota nas inscrições e sempre é bem desagradável de usar os banheiros quando precisamos. Definitivamente, os organizadores precisavam caprichar mais nesse ponto.
      Abraço,

  2. Avatar de Sérgio Donizete de Lima
    Sérgio Donizete de Lima

    Tenho participado do GP ravelli e em matéria de divulgação do percurso, não há o que reclamar. o próprio Ravelli se encarrega de gravar o vídeo e postar, além de promover o reconhecimento do percurso com uma ou duas semanas de antecedência. Porém, concordo com o Rodrigo, o que tem de aventureiros organizando provas, beira o absurdo, muito amadorismo. Reforço a observação da Thais: faltam banheiros “limpos”.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Que legal, não sabia que o Ravelli fazia isso!
      Grande Abraço,

  3. Avatar de claudio correa
    claudio correa

    Como disse a thaís, a questão dos banheiros químicos é crítica…. massss como as inscrições estao o olho da cara, eu já vi soluções em banheiro químico que funciona, vi um no butantã food park, que parece um banheiro de verdade com pia e tudo, claro que custa mais, e tinha gente cuidando tambem, mas é uma alternativa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *