Capadócia, Turquia

Após curtir a paisagem feita pelo homem em Istambul, foi a vez de poder apreciar a natureza num lugar também cheio de história. Com a ajuda do meu amigo, comprei as passagens pela Turquia Airline e consegui um hotel muito bacana e com um preço muito bom. A Capadócia está localizada numa região importante em vários períodos da nossa civilização. Nos primeiros anos após o surgimento do cristianismo, ainda era não era permitido professar esta fé. Muitos cristãos fugiram para esta região, onde construíram verdadeiras cidades subterrâneas (você poderá visitar estas cidades e se encantar com a engenharia de civilizações de centenas de anos atrás).

O nome Capadócia, vêm do Persa antigo e significa terra de belos cavalos e fazia parte da famosa estrada da seda, que unia comerciantes da Europa e Ásia. Uma jornada longa e perigosa (muito retratada em filmes antigos). Uma zona árida, com vegetação escassa e muito rochosa (calcária), tem um cenário bastante diferente do que estamos acostumados: parece um deserto, mas bastante acidentado com pequenas montanhas e vales (algumas vezes parece com o deserto do Atacama!!).

Cheguei no aeroporto de tarde e o traslado do hotel que eu havia organizado já me esperava. Enquanto esperei pelo restante dos passageiros, tomando um sol próximo ao carro, conheci duas mulheres turcas que trabalhavam na empresa Turquia Airlines e estavam tirando uns dias de folga (elas me ajudaram a reservar um passeio de balão muito mais barato do que a empresa que eu tinha pesquisado!). Aqui a maioria dos passeios são feitos com guias especializados. Então, é bom que você veja isso com antecedência, para poder pesquisar preços e o que gostaria de fazer.

Entre e o aeroporto e a cidade de Urgurp levei 1 hora (pois também o micro-ônibus parou para deixar outros hóspedes). Consegui ainda aproveitar parte do meu tempo vendo o pôr-do-sol numas das montanhas da cidade tomando o tradicional chá turco, pois nessa época do ano, o sol se põe por volta das 19:30h. No final do dia, eu precisei usar um casaco leve, mas a temperatura não baixou de 18 graus.

Eu passei 3 dias e consegui ver os principais pontos (acho que é o mínimo de dias para poder aproveitar bem). Com 5 dias é possível ver tudo e também descansar. Meu primeiro dia, foi para fazer o tradicional e charmoso passeio de balão… Começa super cedo: as 4:30h da manhã passam pelo hotel e vão em outros hotéis até as 5:15h. Depois fomos para um ponto de encontro onde serviam o chá turco e alguns pães, passaram algumas informações e distribuem em qual balão você irá voar.

O tempo para ficar com frio na barriga é pouco, pois as 6h já estamos parando próximo aos balões onde uma equipe já está preparando todos os equipamentos e a nave!! Aí começa um espetáculo que para mim, foi a primeira vez: centenas de balões tomando forma, ainda numa manhã fria e escura. O fogo dos queimadores começam a acender como se fossem vaga-lumes gigantes numa área imensa… Cores e tamanhos distintos e em apenas alguns minutos, você já quase sem perceber está dentro do cesto que te levará para o alto! Eu morro de medo de alturas e fiquei com receio de amarelar… Mas não tive tempo para isso… Quando o último passageiro entra, praticamente o balão começa a subir (e para ajudar o meu cagaço, recebi mensagem de whatsap de uma amiga no meio da subida, o que me distraiu um pouco!! hehehehe).

Sensacional!? Espetacular!!!??? Incrível!?? Fora de série!?? Foi tudo isso e mais um pouco, pois fico arrepiado todas as vezes que me lembro desse passeio! Para mim, após analisar muito, cheguei à conclusão que foi o melhor nascer do sol que eu já tinha presenciado na vida. O passeio durou exatamente 1 hora e atingimos uma altura próxima aos 400 metros (a sensação era que estávamos muito mais altos). Fiz um vídeo do voo próximo a aterrizagem e está na minha página do youtube. Fazemos um percurso grande e a equipe de pouso nos espera com o micro-ônibus e uma garrafa de champanhe para fechar com chave de ouro! Fiquei horas ainda reverberando essa energia maluca!!! Voltaria novamente toda semana (se não fosse pelo preço…). Fui levado pro hotel para tomar o café da manhã apropriado e as 9:30h me buscaram para ir para os passeios pelas cavernas e montanhas. Fechei um pacote com a empresa de turismo e cada dia tem um roteiro dos passeios que eles separam por cores: verde, vermelho…

Vale muito a pena fazer os passeios e conhecer as igrejas do século 1 e 2 (as mais antigas que eu já estive, com afrescos lindos nas paredes e de certa forma bem preservados) e também as cidades subterrâneas (além de medo de altura, eu não sou muito fã de buracos na terra… Mas consegui manter a tranquilidade e aproveitar o caminho de tatu que chega a ter 6 andares para abaixo)! No total com 3 noites de hospedagem com café da manhã, passeio de balão, passeios com os guias, entradas dos museus e alimentação incluída nos passeios e o traslado para o aeroporto (ida e volta) eu gastei 300 euros… O que não está tão ruim.

Se forem para Turquia, não deixem de visitar esse lugar lindo! Não irão se arrepender jamais!!!

Até semana que vem!

Nota: foto do passeio de balão, 6:30h da manhã. Exposição manual, Canon EOS T5i, lente 18-250mm

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Capadócia, Turquia”

  1. Avatar de Regina De Melo Botelho

    Amei as aulas de história! !! Amei os comentários e a colocação “cagaço” me fez rir alto!!! Não sabia que tinha medo de altura!!! Hehe! !! Viajando tanto assim, como é ficar na ponte aérea diariamente! !! Preciso saber!!! Deus abençoe você e que o seu cagaço seja leve!!! Te amo ! ! ! Beijos e até Portugal!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *