Em busca da Aro 29 Perfeita – Storck Nine

Rodrigo Langeani

 Storck

Storck é um fabricante de bicicletas alemão. Se para os brasileiros a marca ainda é relativamente deconhecida, na europa é uma empresa de destaque que acumula muitos prêmios em sua curta existência (a empresa surgiu em 1995).
A companhia construiu sua reputação em cima de muita pesquisa e desenvolvimento e na construção meticulosa de seus produtos. Algumas de suas bicicletas tem vários prêmios de design. Pra resumir a importância da Storck, pense o seguinte, se as bicicletas fossem carros, a Storck seria a Ferrari.
No Brasil as bicicletas são comercializadas pela Sportix, que gentilmente cedeu a bike para o teste.

Storck Nine

Storck Nine

Muitas companhias européias torceram um pouco o nariz ao primeiro contato com as rodas aro 29. E com a Storck não foi diferente, só em 2011 ela lançou o sue modelo aro 29, a Storck Nine.
A bicicleta foi desenvolvida com baseada em sua bicicleta Rebel 6 (Prêmio de Melhor Design na Feira Internacional de Design de Hannover), e parece nascer bem resolvida, sem os problemas que algumas das primeiras aro 29 tinham (lentas, pouco responsivas, gemotria desbalanceada…).
A Storck Nine é um quado 100% carbono (high-modulus carbon fiber), feita com tubos oversized e com um canote de selim de diâmetro 31.6mm.
Tapered head tube de 100m (no tamanho 19”), com um angulo de 71º. O quadro é comercializado separadamente ou como bicicleta completa.  Por enquanto a bike é produziada apenas nos tamanhos 17 e 19”. O quadro pesa 1.150g para o tamanho 19”.
A bike testada, foi montada com uma suspensão RockShox SID XX 29er (que é a opção mais leve do mercado para 29er), um Kit Completo SRAM X9 (inclusive as rodas) e freios Avid Elixir 7. Usei uma relação 39×26 e um cassete de 11×36.
O par de rodas foi Sram Rise 40, que se mostraram relativamente leves e bem rigidos.

Contrução

A bike foi projetada e construída de maneira impecável, os detalhes são impressionantes. As linhas da bike além de muito eficientes tem um design e um grafismo muito bonitos.

Acabamento perfeito e design clean compõe a Stork Nine.

O cambio dianteiro é montada no sistema direct mount (montada direto no sea tube), o que segundo o fabricante aumenta o espaço para o pneu, permitindo um chainstay mais curto. Outro detalhe bem interessante é o freio traseiro que é montado dentro do triângulo traseiro, em um sistema que a Storck chama de Magic System.

movimento central da storck nine aro 29
O movimento central é do tipo BSA de 73mm uma grata surpresa que confere mais rigidez ao quadro e aumenta a transmissão de força entre o ciclista e a bicicleta. O seat tube tem 73º, que é uma angulação que me agrada muito nas MTBs.

Geometria e Pilotagem

A bike foi testada durante uma semana, durante a gravação da abertura para os vídeos da Escola de Mountain Bike.  Pedalei a Storck em diversos tipos de terreno, incluindo alguns single tracks técnicos com curvas fechadas, e subidas íngremes, pois queria ver a resposta da bike em diversos tipos de terreno.
A bike se mostrou bem rígida e responsiva, apesar de eu usar um tamanho de quadro maior do que o recomendado para o meu tamanho (usei o 19”, quanto o ideal para minha estatura seria o 17”). A pilotagem agrada muito, tanto em descidas rápidas quanto em singletracks com curvas fechadas. Nas descidas a bike voa, e mesmo em alta velocidade passa muita segurança ao biker. Já nas curvas fechadas, um detalhe da bike faz muita diferença: a altura do movimento central. A Bike tem um movimento central que fica mais baixo que a altura do eixo das rodas, isso confere mais estabilidade a bike e apesar das rodonas, a bike continua ágil.
Agora, o verdadeiro destaque para essa bike fica para as subidas mais íngremes. Chega a impressionar o quão fácil a bike sobe (me senti o Rubinho Valeriano!). Em uma subida que costumo subir com dificuldade com minha aro 26, a Storck Niner se mostrou bem mais eficiente.
O único problema foi ter que devolver a bike, depois de uma experiência com essa bike vai ser difícil pedalar outra coisa de qualidade inferior. A storck Nine, com certeza foi uma das Hardtails aro 29 mais legais que eu já testei.

Agradeço a Sportix pela oportunidade de testar essa bicicleta incrível!

Bons Treinos!

 

botao-assinatura

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!

Rodrigo Langeani

Sobre Rodrigo Langeani

Formado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) CBA em Gestão de Negócios IBMEC Técnico de Triathlon Nível 2 pela CBTRi Bi-campeão amador do Triathlon Internacional de Santos (1999-2001) Atualmente dedicando-se a provas de Xterra Treinador Esportivo Bike fitter Criador do Projeto Escola de MTB

Um Comentário

Deixe uma resposta