Hamburgo, Alemanhã!

Acordo as 4h da matina e fecho a minha mala! Saio do meu quarto e logo vejo o dono da casa que se ofereceu em me levar até o aeroporto preparando um expresso pra ele e me ofereceu um também!! Claro que eu aceitei, apaixonado por café expresso como eu sou!

O Aeroporto de Lion fica a 30 min de carro as 4:30h da manhã… E antes das 6:30 não tem transporte público pra lá! Então se planeje, pois o trânsito durante o dia pode ser um pouco complicado!

A minha aventura começou logo cedo!! Cheguei com bastante antecedência mas já tinha uma fila grande. Aguardei paciente na fila, pois haviam apenas duas pessoas atendendo no balcão de check-in. Quando chegou a minha vez, entreguei o passaporte, meu cartão fidelidade e aguardei alguns segundos. O rapaz que me atendeu, disse que o vôo estava com atraso e que dessa forma provavelmente eu perderia o meu vôo de conexão em Bruxelas, mas eles tentariam um outro vôo pra mim e que para isso eu deveria esperar até todos serem atendidos…

Claro que eu não estava satisfeito pois só faltavam 40 min para o embarque (do vôo que já estava atrasado) e as outras opções com destino a Frankfurt e Munique, também sairiam em 1 hora. Bom, foi aqui que eu percebi o início da minha mudança na paciência: sem estresse pedi por gentileza que me ajudasse pois precisava muito chegar em Hamburgo para trabalho (teria o meu workshop de forró e pessoas estavam esperando por mim). Insisti em ser atendido em outro balcão até que chegou uma supervisora e que finalmente começou a fazer umas ligações para ver o que fazer (nesse meio-tempo, eu já tinha achado pela internet o vôo e a conexão por Frankfurt ou Munique que me atenderiam…).

Fui até a loja e um rapaz da minha idade me atendeu em português (tinha morado em Floripa). Levou uns 5 min para conseguir achar, segundo ele, a melhor opção. Emitiu e me disse que eu não iria mais de Lufthansa, mas de AirFrance. Fui até o balcão da AirFrance e já estava vazio, entreguei a passagem e a moça disse: “esse bilhete não existe! Onde foi que conseguiu?” Expliquei toda a história e me disse para voltar novamente para a loja da Lufthansa…

Novamente o mesmo cara me atendeu e pediu desculpas, buscou novamente no sistema, e disse que havia encontrado uma passagem melhor e que chegaria antes. Desta vez pela própria Lufthansa, fui até o check-in, despachei finalmente a minha mala, passei pelo raio x e fui comer algo na frente do portão de embarque. Vôo estava no horário, entreguei meu cartão (que já tinha poltrona marcada para os dois vôos) e a moça olha no sistema e me diz que eu teria que esperar todos os passageiros entrarem pois o vôo estava lotado e eu não tinha lugar!!!????? Ainda com calma, mas já cansado de explicar a história algumas vezes, disse que sim, tinha a poltrona como estava escrito no cartão… Não teve jeito, tive que esperar ao lado e rezei algumas vezes para que alguém faltasse… Ufa, embarquei!!! Aleluia!

Aqui, uma história engraçada (mais uma, curta dessa vez): desembarquei em Frankfurt e de cara, logo depois da ponte móvel, um casal de policiais à paisana, mostram a identificação e me pedem o passaporte e o meu próximo destino… O policial começa a olhar o passaporte (tenho o velho grudado no novo, pois tenho alguns vistos ainda válidos no passaporte antigo) e 1, 2, 3…12, 13, folhas e nada de achar o visto de entrada na Europa e com um monte de visto de outros países… O cara olha pra minha cara novamente, olha a minha foto no passaporte e fala qualquer coisa pra mulher ao lado dele… Ela me pergunta o que eu faço de profissão e o que estava fazendo ali… Disse que sou engenheiro e que estou viajando ao redor do mundo. Sem mais explicação. Olharam mais um pouco e como eu não tinha muita culpa no cartório, me deixaram ir!!! hehehehehe

Pronto, Hamburgo!!! Aleluia! Sem atraso do roteiro inicial, meu anfitrião, Valentin, que me convidou para fazer um final de semana de workshops estava me esperando no portão de desembarque. Compramos alguns passes do transporte público, fomos até a casa dele e da namorada para deixar a minha mala super pequena… hehehehe No caminho, estava tão faminto que acabamos comprando um kebab e fui comendo pela calçada (adoro kebab e apesar de ser “fast-food” é uma delícia e de certa forma saudável!).

Primeira tarefa do dia: montar a minha cama!! hahahaha Eles tinham acabado de comprar um sofá-cama novo e ao testarem o modo cama no dia anterior, algumas madeiras que sustentam o colchão quebraram. O Valentin acabou comprando madeira nova e reforçada para poder garantir a minha boa estadia durante o final de semana! E lá fomos nós dois usarmos nosso curso de engenharia para aprendiz de carpinteiro!! hahahaha Como tínhamos ferramentas rudimentares, nos custou um certo tempo e bastante suor… Mas no final das contas, dois engenheiros e o pensamento positivo da namorada dele, Joana (que foi minha parceira durante o workshop e que fala super bem o português, após alguns meses morando no Brasil), tarefa cumprida!

Hamburgo é assim: “nossa que sol lindo! Vamos caminhar um pouco na beira do lago!?” “Claro, deixa eu colocar meu tênis, me dá 2 min!” Você olha novamente pela janela após colocar o tênis e pegar as chaves e: “xiiii, começou a chover…!” Aí você desiste, coloca uma bermuda para ler alguma coisa enquanto toma um café e antes de guardar o tênis, precisa trocar a bermuda por uma calça quente e um casaco leve, pois a temperatura mudou… Ótimo, temperatura super agradável para ler sentado no sofá! No final da terceira página, o sol volta com tudo e em 5 min você está suando novamente… hahahahaha Entendeu a maluquice!!???

Nos meus posts anteriores, já dei uma ideia de como os alemães estão apaixonados por forró e principalmente, como eles estão dançando super bem!! Então, o meu workshop estava lotado e com um nível super alto!! Música para os meus ouvidos né!? Amo essa nossa cultura e amo ver tanta gente feliz valorizando Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro… Eu realmente adoro trabalhar e conviver com os alemães: pelo menos os que eu conheci, em sua maioria, são muito disciplinados e de fácil comunicação. São diretos e não levam (geralmente) as coisas pelo lado pessoal. Se você tem alguma queixa ou sugestão, eles irão analisar e vão te agradecer por ter sido honesto e direto!! E quem me conhece sabe que eu gosto muito desse tipo de abordagem.

Fizemos uma festa super bacana no primeiro dia a noite, onde eles conseguem um lugar com baixo custo para estudantes promoverem suas festas, fazendo assim a entrada muito barata e factível para todas as classes! Coloquei parte da minha música para tocar e no outro dia tivemos quase 5 horas de aulas em diferentes níveis.

No terceiro dia, fui passear pela cidade com meus queridos anfitriãos (preparado para frio, chuva e sol!) e fomos almoçar na casa do João, um português que ama o forró e que cozinha tremendamente bem!

Bom, essa foram as aventuras na Alemanha que amo!!! Amanhã, Barcelona!

Auf wiedersehen!

Nota: Foto feita por Valentin Jago para o Forró Projeto Hamburgo!

 

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *