Medidor de Potência para corrida – benefícios para o treinamento da corrida e do triathlon

O treinamento com medidor de potência já é uma realidade entre os ciclistas pois tem revolucionado a performance dos atletas. Do outro lado, corredores (e triatletas) tem usado apenas os monitores cardíacos e GPS para monitorarem o seu treinamento e suas zonas de esforço, mas recentemente o medidor de potência se tornou realidade para o treino de corrida.

Mas alguns lançamentos prometem mudar bastante esse cenário.

Duas empresas, recentemente lançaram os seus dispositivos no mercado prometem oferecer a possibilidade dos corredores treinarem com medidores de potência.

Mas será que vale o investimento de um medidor de potência para corredores? Veja minhas considerações e entenda como um medidor de potência pode ajudar o treinamento (e a performance!) dos corredores.

OS MEDIDORES DE POTÊNCIA PARA CORRIDA

Duas empresas lançaram dispositivos no mercado. O primeiro foi o Sole Powertech, um medidor de potência que mede (de modo direto) a potência produzida pelo corredor durante a corrida através de uma palmilha instalada no calçado do atleta. Embora a idéia seja simples e a possibilidade de coleta direta dos dados deve ser mais precisa, a palmilha pode não se adaptar a todos os calçados do mercado, já que existe uma grande variação no formato dos calçados, principalmente entre os tênis de prova (racing flats).

O segundo dispositivo se chama Stryd, um pequeno dispositivo que é levado preso ao tênis e se conecta ao seu smartphone ou relógio esportivo (garmin, suunto…) através de bluetooth (ou ANT+), transmitindo as informações em tempo real.

Mais recentemente a Polar inovou e colocou no mercado o relógio Polar Vantage M. Um relógio multiesporte com a função de medidor de potência embutida no relógio.
Hoje (2019), o relógio é sem sombra de duvida a melhor opção para os corredores e triatletas que querem treinar

O Solepowertech promete revolucioar a maneira com que os corredores treinam.
O Solepowertech promete revolucioar a maneira com que os corredores treinam.
O Stryd é um pequeno dispositivo que deve ser instalado no short do corredor para medir a potência produzida pelo corredor.
O Stryd é um pequeno dispositivo que deve ser instalado no short do corredor para medir a potência produzida pelo corredor.

Medidores de Potência para Corria Funcionam?

O treinamento baseado na potência, na minha opinião é a maior evolução do treinamento dos últimos tempos, já que é muito mais fácil para nós treinadores trabalharmos a melhora de eficiência, a melhora técnica, o controle de intensidade e o gasto calórico da sessão.

Considere o seguinte cenário, um percurso de 10km plano onde você corra com a mesma passada. Não importa a velocidade que você corra, você irá gastar praticamente a mesma energia para percorrer o percurso a 4, 5 ou 6min por km. O que muda é que correndo mais veloz você gasta mais energia no mesmo tempo. Ou seja correndo mais rápido você estará trabalhando em uma potência maior.

Quando você gera mais potência na bicicleta, invariavelmente significa que você irá andar mais rápido. Na corrida, isso não acontece da mesma forma, já que a potência produzida na corrida tem 2 componentes: a potência horizontal e a vertical. E apenas a potência horizontal colabora para o aumento da sua velocidade: a potência horizontal. O componente da potência vertical apenas faz com que você oscile mais e desperdice mais energia. Você já deve ter visto pessoas correndo de modo saltitante, não? Esse modo de correr é extremamente ineficiente. E é exatamente por isso que nós treinadores ficamos constantemente corrigindo os atletas para que eles oscilem menos na vertical.

E é principalmente na economia de movimento que o medidor de potência pode te ajudar.

Eficiência na corrida é conquistada com uma boa técnica onde conseguimos diminuir a potência vertical e otimizar a produção de potência horizontal, e um medidor de potência poderia medir em tempo real a sua eficiência técnica.

O medidor de potência vai permitir que o corredor tenha feedbacks em relação a sua técnica em tempo real.
O medidor de potência vai permitir que o corredor tenha feedbacks em relação a sua técnica em tempo real.

Medidor de Potência para melhorar o ritmo na subida

Outro ponto legal da utilização da potência para corredores é a capacidade de ajustar o pacing adequadamente para as subidas.

Inúmeros estudos correlacionaram a frequência cardíaca (FC) e a inclinação do terreno. Em uma mesma velocidade, quanto maior a inclinação, maior será a sua FC.

Em nossos planos de treinamento, costumamos pesquisar a altimetria de uma prova e planejar o seu pacing antecipadamente. Mas muitos atletas amadores, e até treinadores, não sabem fazer esse cálculo, e o medidor de potência poderia ajudar o atleta nesse sentido.

Eu torço para que esses dispositivos estejam no mercado logo e que a tecnologia se popularize rapidamente, já que os corredores e triatletas têm muito a ganhar com isso.

Veja o medidor Stryd funcionando

Medidor de Potênica Stryd – Atualização 2018

Esse artigo foi escrito há 3 anos e de lá pra cá o Stryd já se tornou uma ferramenta real de treinamento que tem ajudado muitos corredores a melhorarem suas performances.
Se você deseja treinar corrida usando um medidor de potência não deixe de conhecer a Viiva Assessoria Esportiva. Temos treinadores aptos a trabalhar com medidor de potência para corrida.

Se quiser comprar o Stryd no Brasil, compre por aqui para entregar no Brasil.

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça os nossa assessoria esportiva!

https://viivaassessoria.com

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *