O que podemos aprender com o Mundial de Natação em Kazan?

Olá amiguinhos.

Este mês de agosto é um mês especial para a natação porque será realizado o Mundial de Natação na cidade de Kazan na Russia entre os dias 24 de julho e 09 de agosto.  Os principais nadadores do mundo estarão presente buscando as melhores marcas e desde já se preparando para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

Quando uma competição dessas acontece precisamos aproveitar a oportunidade para aprender com os melhores.  Hoje com toda a tecnologia que a TV nos proporciona, é possível ver os nados por todos os ângulos e isso é maravilhoso para o apreciador da boa natação.

Mas o que podemos aprender vendo uma competição como esta?  Aqui vão algumas dicas de como assistir uma competição de natação do mais alto nível técnico e ainda assim aprender um pouco mais sobre esta modalidade que é uma das mais procuradas na compra de ingressos para o Rio 2016.

1. Observe as saídas do bloco:

Existem diversas formas do nadador sair do bloco, principalmente no que diz respeito a posição dos braços.  Alguns levam os braços a frente pela lateral realizando um semi-circulo.  Outros levam os braços a frente unidos pelo meio.  Escolha o seu nadador ou nadadora preferido e aprenda com ele. Observe o nadador Brasileiro Nicholas do Santos, considerado por muitos a melhor saída do mundo.

A saíde de Nicholas Santos é considerada por muitos a saída mais rápida do mundo.
A saíde de Nicholas Santos é considerada por muitos a saída mais rápida do mundo.

2. Preste muita atenção na fase submersa:

No Panamericano que aconteceu agora no Canadá, a nadadora Nathalie Couglin deu uma aula de como fazer bem a fase submersa. Agora no mundial vai ficar claro que os melhores nadadores do mundo tem esse fundamento cada vez mais aprimorado.  É o que eu chamo de “O 5o nado”. Observe o nadador sul-africano Chad le Clos, nadador do estilo borboleta que surpreendeu o mundo nas olimpíadas de Londres 2012 quando venceu a prova dos 200m borboleta do multi-campeão Michael Phelps.

Chad le Clos
Chad le Clos

3. Veja as diferentes formas de nadar:

Em alguns estilos podemos notar diferentes formas de serem nadados.  Eu penso que o nado peito é o que mais muda de um nadador para o outro. Alguns recuperam o braço por dentro da água e outros por fora.  Alguns juntam as mãos para recuperar o braço enquanto outros nem chegam perto disso.  Alguns deslizam bastante e outros nem tanto. Tudo isso esta certo.  São apenas formas diferentes de se nadar que vale a pena conferir. Observe a nadadora lituana Ruta Meilutyte, recordista mundial dos 100m nado peito.

Ruta Meilutyte, recordista mundial dos 100m nado peito feminino.
Ruta Meilutyte, recordista mundial dos 100m nado peito feminino.

4. Parcial dos tempos:

Principalmente nas provas mais longas, como os 400 livre, 800 livre e 1500 livre. Também no último Panamericano no Canadá, surgiu um nadador que treina no Esporte Clube Corinthians Paulista que acredito ser o nosso futuro Phelps brasileiro.  Estou falando do Branndon Oliveira.  Ele fez uma prova de 1500m de tirar o fôlego fazendo parcial negativa, ou seja, os últimos 750m foi melhor do que os primeiros 750m. Isso é pouco comum, mas grandes nomes da natação conseguem repetir este feito e quando isso acontece é simplesmente sensacional! Fique de olho nos tempos e nas parciais de cada 100m. Observe o nadador chinês Sun Yang, recordista mundial dos 1500m nado livre.

 

Sun Yang é o fundista mais dominante de todos os tempos desde Vladmir Salnikov.
Sun Yang é o fundista mais dominante de todos os tempos desde Vladmir Salnikov.

5. Viradas:

Também no último Panamericano no Canadá vimos nosso maior nadador perder sua medalha de ouro por conta de uma virada errada do nado peito na prova dos 400m medley.  Não só no nado peito mas em todos os estilos é bem legal reparar como eles fazem as viradas.  A virada mais complexa e mais legal de se ver é no nado Medley a virada que os nadadores realizam na transição do nado costas para o nado peito.  Existe de tudo, desde a tradicional cambalhota pra traz (que particularmente é a mais bonita e mais eficiente de todas) até a virada simples quando tocamos a mão e giramos o corpo de lado. Observe o nadador Ryan Loche, recordista mundial dos 200m medley.

Virada de Ryan Loche
Virada de Ryan Loche

6. Filipina:

Nos últimos anos o que mais mudou na natação mundial foi a filipina (nada submerso realizado apenas no nado peito após cada impulsão na borda).  Existe uma regra para ser feita e ela sofreu alterações nos últimos anos até chegar onde estamos hoje.  Os melhores nadadores do mundo aproveitam demais este fundamento e tiram grande vantagem sobre os nadadores que ainda não aprimoraram a filipina. Observe o nadador Brasileiro Felipe Lima.

Felipe Lima comemora seu resultado.
Felipe Lima comemora seu resultado.

Acredito que estas dicas vão tornar a competição ainda mais interessante aos  olhos de quem estará assistindo.

Deixe seu comentário aqui caso tenha alguma curiosidade, dica ou dúvida para melhorar a sua natação.

Assine nossa lista exclusiva de natação e receba gratuitamente mais dicas em seu email!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *