Acabamos com 2 mitos sobre o processo de emagrecimento. Confira:
Mito 1 – Para perder peso deve-se cortar carboidratos e gordura.:
A maioria das dietas para emagrecer rápido tem como pilar que a restrição de nutrientes, normalmente carboidratos e gordura, é o melhor jeito de perder peso. Um estudo publicado ano passado na New England Journal of Medicine provou o contrário. Vários participantes seguiram 4 tipos diferentes de dietas de restrição calórica com diferentes combinações de nutrientes. E após 16 meses, todos os participantes perderam a mesma quantidade de peso.
Esse estudo prova que a quantidade total de calorias é mais importante para o processo de emagrecimento do que a quantidade de carboidratos, e gorduras ingeridas na dieta. O melhor seria procurar um nutricionista para adequar a dieta às atividades diárias do indivíduo.
Mito 2: Exercitar-se na “zona de queima de gordura”:
Normalmente temos um predomínio de queima de gordura, durante a atividade física quando mantemos a intensidade correspondente a algo entre 50-70% da frequência cardíaca máxima dependendo do indivíduo. Quando nos exercitamos em baixa intensidade o corpo produz mais energia a partir da gordura. A medida que sua frequência cardíaca sobe, mais carboidrato você passa a usar como energia. Pode parecer lógico que para perder gordura temos que treinar em baixas intensidades, não? Mas isso não é verdade.
Exercitar-se em intensidades mais altas faz com que você gaste mais energia proveniente dos carboidratos e menos da gordura, mas dessa forma você gasta um número total de calorias maior pelo mesmo tempo exercitado, e ai que está “o pulo do gato” para emagrecer. Pois, quanto mais calorias você gasta, mais emagrece.
Experimente incluir alguma forma de treinamento intervalado no seu programa de treinamento, pois além de ajudar para o seu emagrecimento o treino passa mais rápido.
Bons Treinos!
Deixe um comentário