8 dicas para o seu primeiro triathlon

Você fez decidiu fazer a sua primeira prova de triathlon, contratou um programa de treinamento, fez a inscrição, mas ainda tem dúvidas a respeito de alguma coisa e não encontrou respostas ou ficou com vergonha de perguntar.
Para isso o Espírito Outdoor reuniu as principais dúvidas dos atletas inciantes e preparou as respostas.

ana masocatto troféu brasil de triatlo
Algumas dicas podem poupar muita dor de cabeça em seu primeiro triatlo
  1. Eu preciso de uma bicicleta de triathlon? Não, não é obrigatório você ter uma bicicleta de triathlon para poder participar de nenhuma prova. Embora existam algumas limitações impostas pela ITU (União Internacional de Triathlon), que se aplicam aos atletas profissionais. Os amadores podem participar com quase qualquer bicileta que quiserem contanto que a bicicleta esteja em um bom estado de manutenção. Por isso antes de usar aquela bicicleta velha que encontra-se guardada na garagem, certifique-se de verificar o funcionamento dos freios, câmbios e o estado dos pneus.
  2. Tenho medo da natação no mar, o que posso fazer? Embora haja algumas provas de triathlon que tenham a natação dentro da piscina, a maioria das provas de triathlon são realizadas em águas abertas, por isso é interessante que você esteja familiarizado com o ambiente antes da prova. Por isso é imperativo que você realize pelo menos 1 treino em águas abertas antes de sua prova de triathlon. A preparação envolve 2 frentes. Primeiro garantir que você é capaz de nadar a distância do evento, e como já mencionamos anteriormente a familiarização com o ambiente da natação em águas abertas. Uma boa fonte de informações é a série de artigos que escrevemos no ano passado de Como ensinar o triatleta a nadar em 6 semanas, especialmente o quinto artigo da série, onde ensinamos a simular as demandas da natação em àguas abertas dentro da piscina.
  3. O que é melhor comer antes de competir? O que comer é algo muito individual, portanto procure a ajuda de um nutricionista para orientá-lo segundo suas necessidades nutricionais. Entretanto algumas dicas sobre o que não comer, eu me sinto vontade em escrever. A regra número 1 é não comer nada que você não esteja acostumado a comer no seu dia-a-dia. Deixe para depois da prova para explorar a culinária local. Outra dica é evitar consumir muitas fibras, café (a menos que você esteja muito acostumado ao consumo de café), açúcar simples e derivados de leite. Não é raro ficarmos um pouco mais nervosos no dia da competição e como resultado ficarmos com o intestino um pouco solto. Evitar esses alimentos irá ajudar nesse caso. Leia mais no artigo O quê comer antes da competição.
  4. É permitido o uso de nadadeiras, snorkels ou segurar no caiaque? Segundo as regras da ITU, não é permitido o uso de nenhum dispositivo que aumente a propulsão de nado, portanto, nadadeiras e palmares são proibidos. O uso de snorkel é liberado pela regra, mas na minha opinião eles não oferecem nenhuma vantagem na natação do triathlon, já que de tempos em tempos precisamos tirar a cabeça fora d’água para nos orientarmos.Quanto a segurar no caique, é permitido contanto que você apenas se apoie, por exemplo para descansar ou numa situação de pânico. Mas não é permitido usar o caiaque para impulsionar o seu deslocamento.
  5. Qual é o mínimo de equipamento que é preciso para participar de um triathlon? Não é necessário que você tenha nenhuma roupa especial para participar do triathlon. Você pode fazer a prova inteira nos seus trajes de banho (homens são proibidos de pedalar e correr com o torço nú), bem como pode vestir um calção de ciclismo ou shortes de corrida quiser. Um macaquinho (Tri-suit) é uma boa opção para vestir na prova . Para o ciclismo é obrigatório o uso de capacetes. E você pode tanto usar sapatilhas para pedalar, caso esteja acostumado, ou pedalar usando os seus tênis de corrida. Para a corrida, seus tênis e um boné ou viseira se estiver calor.
  6. Roupas de borracha (neoprene) realmente fazem a diferença? Sim. Apesar de originalmente as roupas de neoprene (wetsuits) terem sido inventadas para o frio, as roupas atuais são bastante eficientes em auxiliar a sua flutuação e são uma excelente ferramenta para ajudar, principalmente os atletas iniciantes, a nadarem mais rápido. Para sua primeira prova, busque uma prova que tenha roupa de borracha liberada. Isso facilitará a natação e poderá te tranquilizar, pois é quase impossível morrer afogado com uma roupa de borracha, já que ela facilita a flutuação.
  7. O que eu preciso levar para a área de transição? Além do material que você irá usar na prova (bicicleta, capacete, tenis de corrida..). É interessante levar uma toalha para forrar o chão e também ajudar a localização do seu espaço (para isso prefiro as toalhas coloridas ou estampadas). Gel, garrafinha d’água, prendedor de cabelos reserva (para as moças), um óculos extra, câmara de ar e bomba. Carboidrato em gel e uma meia não fazem mal a ninguém, também.
  8. Para que serve o elástico de número? O elástico de número serve para prender o número da competição, que é de uso obrigatório. Ele agiliza as transições entre as modalidades. Você pode tanto coprá-los prontos ou fazê-los comprando elástico em lojas de materiais para costura.

Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

,

por

Comentários

6 respostas para “8 dicas para o seu primeiro triathlon”

  1. Avatar de Vitor Almeida
    Vitor Almeida

    Boas.
    Em Portugal as terminologias não são assim tão diferentes, mas começam logo no nome do desporto, enquanto no Brasil falam Triathlon em Portugal é só triatlo. O fato de triatlo em Portugal é um fato de triatlo, apesar de tri-suit não ser estranho de todo. Capacete é capacete, nunca ouvi ninguém chamar casco sem ser em alguns blogs brasileiros. Na bicicleta e que em relação á sua constituição existem algumas diferenças, aos freios nós chamamos travões, o câmbio para nós é transmissão.
    No futebol a diferença nas terminologias é bem maior. O que já reparámos em Portugal é que no Brasil utilizam muitos termos em Inglês, enquanto que por cá traduzimos quase tudo (ás vezes sem grande lógica).
    Não pretendo com este post criar discussão sobre quem está bem nem quem está mal, é apenas para esclarecer alguns termos.
    PS – Suor é Suor em qualquer lado 🙂

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Olá Vitor,tudo bem?
      Obrigado pelos esclarecimentos, quanto as diferenças e semelhanças entre os termos esportivos.
      Matou minha curiosidade!
      Grande Abraço,

  2. Avatar de Arzebiu

    Outra coisa em Portugal que o Vitor não disse, não se pode fazer o segmento de natação em tronco nú.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Não se pode nadar em tronco nú?

  3. Avatar de caroline Oliveira
    caroline Oliveira

    Gostei muito das dicas. Sou triatleta amadora. Participei de duas competições as mais de 10 anos atrás, época da minha adolescência, estava com o gás todo, e recetemente participei de um fest triathlon não com o mesmo gás. Mas voltar a fazer isso treinar e maravilhoso. Claro que as dificuldades irão sempre aparece que tempo pra treinar. Atualmente estou nadando pelo Master e isso é a base para eu voltar a treinar. Satisfação em deixar este comentário espero ter retorno em informações. Até mais, Caroline Oliveira Macapá- Amapá

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Legal ler o seu relato Carol!
      Quem foi do esporte pode ficar um tempo afastado, mas sempre retorna.
      Boa sorte nesse retorno e espero que o triathlon te dê hoje o mesmo prazer que você tinha quando adolescente.
      Mande notícias!
      Abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *