80% dos Brasileiros é sedentária! – Dicas para sair do sedentarismo

sedentary3Em uma pesquisa divulgada em 2013, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmou que 80% da população adulta é sedentária, ou seja, não faz qualquer tipo de atividade física. Sabe-se faz algum tempo que o sedentarismo é um dos principais fatores para se desenvolver alguma doença cardiovascular.
Se a notícia preocupa por um lado, mostrando o grande número de pessoas que ainda não fazem exercício, para mim, que trabalho com atividade física, mostra um número de clientes em potencial muito grande.
É muito importante que antes de iniciar os programas de atividade física, com os novos alunos que eles passem por um médico para que façam um check-up geral (testes cardiológicos, hemograma, pressão arterial…). Essa recomendação se reforça ainda mais para os que encontram-se nos chamados grupos de risco – hipertensos, diabéticos, obesos e com histórico familiar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ideal seria praticar atividade física 5 dias por semana, durante pelo menos 30min (Leia mais sobre como o Exercício Previne doenças).

Como sair do sedentarismo?

  • Comece uma atividade que você goste. As chances de você se manter ativo aumentam.
  • Exercite-se em grupo. Para muitos a energia e o compromisso com um grupo ajudam na motivação.
  • Se você tem apenas 2 dias na semana para malhar, mar quer mudanças rápidas no corpo, recomendo o Pilates. O Pilates tem se mostrado muito eficaz para a melhora da capacidade física do indivíduo, dando resultados expressivos com a frequência de 2x por semana. Quando combinado com alguma atividade aeróbia, como a caminhada, corrida ou natação, ai é que o Pilates literalmente faz milagres.
  • Caso tenha 4 dias para treinar, recomendo combinar duas atividades físicas diferentes, sendo uma atividade aeróbia. Musculação e Caminhada (ou corrida), Ciclismo e natação, yoga e corrida, são algumas opções legais.

 

Gostou de nossas dicas e quer recebê-las por email? É só clicar aqui para assinar!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *