A ciência recomenda entre 7 e nove horas de sono (por dia) para os adultos. Mas muitas pessoas acabam dormindo bem menos do que isso. Família, trabalho, exercício….é tanta coisa que as vezes o sono acaba ficando em segundo plano.
No entanto o sono é responsável por muitos processos fisiológicos de restauração no organismo. É durante o sono que as memórias são fixadas, que os músculos são recuperados, entre outras coisas.
Quem dorme pouco prejudica o seu rendimento no trabalho e nos treinos além de acelerar de forma significativa o processo de envelhecimento.
Veja as nossas dicas para você dormir melhor:
1. Entenda porque o sono é importante
Entender a importância do sono e os processos do organismo que dependem dele para a manutenção da sua saúde pode ajudar você se comprometer a tentar dormir mais.
2. Rotina é fundamental
Tentar manter um horário regular para dormir, ajuda o corpo se acostumar a dormir no horário. Muitos acham que dormir bastante durante o final de semana faz com que o sono perdido seja recuperado. Mas não é realmente assim que as coisas funcionam, já que o organismo não consegue se recuperar de períodos de privação de sono.
3. Cama é para dormir
Acostume o seu cérebro a associar o seu quarto com sono. Evite ter muitos objetos no seu quarto e se puder, evite colocar uma televisão em seu quarto.
4. Um chazinho ajuda
Nossas avós já sabiam disso a muito tempo, mas alguns chás tem propriedades calmantes e ajudam a você pegar no sono. Meus preferidos são Camomila e Erva Cidreira, esses dois chás, além de calmantes tem propriedades anti inflamatórias, o que ajuda ainda mais na recuperação dos treinos.
5. Evite o álcool
Beber muito a noite atrapalha o seu sono. Para aumentar as chances de ter um sono tranquilo, limite a quantidade de álcool à dose recomendada, ou tente beber mais cedo.
6. Não exagere nos cochilos
Um cochilo depois do almoço é bem vindo e ajuda a recuperar o organismo, mas dormir demais na parte da tarde, pode prejudicar o seu sono noturno. Aprenda o que funciona para você e tire proveito dos cochilos. O ideal é que os cochilos fiquem entre 10-30min.
7. Tenha mais contato com a natureza
Alguns estudos comportamentais encontraram uma forte relação entre o tempo passado na natureza e a qualidade do sono. Tente passar algum tempo no jardim ou caminhar perto de um lugar arborizado.
8. Exercite-se regularmente
Aqueles que se exercitam regularmente, tem menor chance de sofrer de insônia.
9. Dê um tempo nos botões soneca
Depender muito dos despertadores e botões soneca podem atrapalhar o seu ritmo de sono. Tente entrar na rotina e levante-se ao primeiro sinal do seu despertador, nada de ficar enrolando na cama por muito tempo, apertando o botão soneca.
Se você mantiver uma boa rotina, verá que com o tempo você irá acordar naturalmente sem precisar do despertador.
Deixe um comentário