Travessia Fuga das Ilhas – Prós e Contras

Já faz um bom tempo que não escrevo para a E.O.  Peço mil desculpas pela ausência. Volto para falar um pouco sobre a principal prova de Águas Abertas do litoral Paulista que é a Fuga das Ilhas (que junto com a Volta do Parcel, Desafio do Lago e Travessia do Pontal formam o Circuito Aqua Ativo).

Esta é a prova que encerra o calendário de quase todos os nadadores e Assessorias Esportivas especializadas em águas abertas.  Considerada por muitos a “São Silvestre das águas”, a prova Fuga das Ilhas tem uma série de atrativos que fazem dela uma prova singular e ótima para os marinheiros de primeira viagem aptos a nadarem uma de 2000m.

Pontos Positivos da Fuga das Ilhas

  • Calendário: Ela acontece em Dezembro quando quase todos os nadadores já nadaram suas principais competições do ano e estão a fim de fazer festa e descansar.  Daí, nada melhor do que ir para o litoral curtir uma praia e aproveitar para fazer uma prova bacana com os amigos.
  • Percurso: A prova é uma linha reta.  Não precisa se preocupar em contornar boias de marcação que ficam flutuando no mar. Basta olhar para frente, focar na serra do mar que fica ao fundo da Barra do Sahy, mirar a famosa “antena” de comunicação local e nadar.  Este tipo de prova que se faz em linha reta facilita muito a navegação dos iniciantes que podem se perder ao ficar contornando boias.
  • Passeio de escuna: Esse é o charme da prova.  Praticamente uma aventura.  Para ir até a Ilha do Sahy de onde largam os nadadores, é preciso embarcar em uma escuna que irá te levar até o local.  O passeio leva pouco mais de 05 minutos.  São momentos únicos onde todos os nadadores se encontram, trocam olhares, brincam, festejam e dependendo de sua largada, assistem de camarote outros nadadores realizando o percurso.  Isso acontece porque as escunas cruzam o mar ao lado do corredor de prova que esta demarcada por boias.  Caso a sua largada seja a segunda, você poderá ver os nadadores da primeira largada realizando a travessia.  Se a sua largada for a terceira, você poderá assistir os nadadores da segunda largada realizando a travessia. O desembarque também é uma atração a parte.  Para sair das escunas os nadadores se lançam cada um do seu jeito.  Ponta, bomba, com estilo, sem estilo, do deck, do segundo andar da escuna, deixando a prova ainda mais divertida.
  • A Ilha: Não tem absolutamente nada para se fazer na ilha e isso é o mais legal.  Assim, os momentos que antecedem a largada são tomados por incertezas, inseguranças e muitas vezes medo.  Mas também tem um sentimento de expectativa, ansiedade e vontade de partir logo para o desafio, certos de que a festa ainda pode ficar melhor dependendo do resultado da travessia. Na ilha é possível ver os técnicos e nadadores mais experientes passando orientações aos nadadores mais jovens ou nem tão jovens que estão participando da prova pela primeira vez.  E isso é impagável.  Pela faixa de areia ser razoavelmente grande, a largada não chega a ser um problema porque os nadadores se dispersam rapidamente e não existe aquela “muvuca” tradicional de uma largada em travessia.

Mas nem só de coisa boa e alegria vive a prova mais charmosa do calendário paulista de travessias.  Alguns pontos precisam ser dado a atenção para que este grande evento não se torne um pesadelo.  Já não é de hoje que esta prova vem chamando a atenção de diversas empresas ligadas ao esporte aquático, assessorias esportivas, academias e nadadores amantes do esporte em águas abertas. Por conta disso, a cada ano esta prova cresce em número de participantes, talvez atingindo o seu limite.  Mas a estrutura do local não cresce junto com a prova e isso vem trazendo um pouco de dor de cabeça para alguns participantes.  Por isso fique atento e se prepare.

Pontos Negativos da Fuga das Ilhas

  • Pousada: Não é segredo pra ninguém que as pousadas do litoral norte, de maneira geral, são conhecidas pela sua pouca hospitalidade, pouca flexibilidade em trabalhar com os valores para grupos e também são conhecidas pelo alto preço cobrado pela estadia. Com isso, diversos grupos que poderiam se acomodar juntos em um único local acaba ficando disperso pelas praias próximas sem a possibilidade de tornar o passeio ainda mais divertido.  Eu já passei por esta experiência e posso afirmar isso.  As pousadas não fecham pacote com desconto para grandes grupos.  E para aqueles que pretendem se hospedar na própria praia, as reservas devem ser feitas já no início do ano porque todas ficam lotadas. Conversei com a atendente de uma das principais pousadas na Barra do Sahy.  Ela me disse que tem hospede que sai da pousada com a reserva para o próximo ano já paga.  A disputa começa já na reserva da hospedagem.  Em breve penso que a disputa irá acontecer para a realização da inscrição e muita gente vai ficar de fora.
  • Acesso a praia: A praia já não comporta tanta gente. O acesso a partir das 09h fica impraticável e os atletas muitas vezes precisam estacionar seus carros na praia ao lado e precisam sair correndo para não perder sua largada.  Nesta última prova um aluno meu estacionou seu carro na praia da Baleia depois de ficar mais de 30 minutos procurando lugar para estacionar.  Outro aluno que estava hospedado em numa praia próxima fez com que sua esposa o deixasse na rodovia e foi a pé até o local da prova por conta do excesso de veículos e acesso congestionado no local. E para isso, nada pode ser feito.  A praia não vai aumentar de tamanho.  O que pode ajudar nessa situação é ficar hospedado no local da prova (o que não é uma tarefa fácil como já foi dito anteriormente) ou chegar bem cedo no local da prova, cerca de 2 horas antes da sua largada.  E nem isso será garantia de que você terá uma chegada tranquila ao local de prova.
  • Travessia do Canal: Os nadadores estarão atravessando um canal e isso pode vir a ser um problema.  Como as largadas acontecem com um intervalo de tempo de aproximadamente 1 hora entre elas, o mar pode ter um comportamento diferente em cada largada.  Por mais de uma oportunidade, foi possível notar uma forte correnteza que impedia os nadadores de se deslocarem para frente, nadando como que em uma esteira.  Se o nadador não estiver preparado para isso, ele pode ser vencido pelo cansaço.
  • Distância: Oficialmente a organização divulga que o percurso da prova é de 1500m. Isso se dá talvez por um lado comercial acreditando que 1500 é muito mais atraente do que 1700m. Este ano eu nadei saindo na segunda largada 2005m medidos pelo meu relógio, um Suunto Ambit3 Sports (Leia nossas dicas para escolher o melhor relógio esportivo).  Na primeira largada, um aluno meu nadou também medidos em seu relógio (o mesmo que o meu) impressionantes 1700m.  Digo impressionante porque ele navegou em linha reta.  Parecia que a prova para ele tinha uma raia. Ou seja, você não vai nadar 1500m jamais, então se prepare para nadar mais do que isso.
  • Premiação: Não existe premiação por categoria e isso poderia ser feito pela organização. São premiados apenas os 5 primeiros colocados gerais tanto no masculino quanto no feminino, tornando assim a prova Fuga das Ilhas uma das provas mais fortes realizadas no litoral de São Paulo.

É tudo isso junto que torna esta prova única e tão especial para aqueles que participam.

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Comentários

7 respostas para “Travessia Fuga das Ilhas – Prós e Contras”

  1. Avatar de Haaya
    Haaya

    gosto de acompanhar essas maratonas aquáticas, apesar de não participar, mas incentivo o esporte, seja ele qual for, porque é sinônimo de saúde (física/mental) e qualidade de vida!

  2. Avatar de Edson Silva Zanotti
    Edson Silva Zanotti

    Muito bom seu depoimento. Nunca fiz uma travessia, mas gosto de nadar, tenho um auto controle bom, faço corrida de rua 10 K regularmente e nado razoavelmente bem.
    Será que terei algum problema?
    Irei treinar em piscina alguns meses antes.

    Grato!
    Um abraço.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Edson, o importante é que você tenha uma combinação de condicionamento físico e alguma noção de natação em águas abertas. Se tiver dúvidas, podemos ajudá-lo!
      Começar a treinar alguns meses antes? A Fuga das Ilhas de 2018 é daqui a 45 dias!
      Grande Abraço

  3. Avatar de Viviane
    Viviane

    Olá! Nessa travessia é permitido o uso da roupa de borracha? Eu me sinto mais segura usando e nunca fiz provas sem… Estou procurando essa informaçao no regulamento mas não encontro…

  4. Avatar de Maximo
    Maximo

    Gostaria de saber se na fuga da ilha a correnteza puxa em qual direção.
    Obrigado

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Maximo, disso depende das condições climáticas, então varia um pouco de ano a ano.
      O ideal é chegar um pouco mais cedo do que a largada e entrar no mar para aquecer e sentir como está a correnteza no dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *