Se você, assim como eu, já era fã dos BCAAs agora vai ficar mais ainda. Para quem não sabe os BCAAs ou aminoácidos de cadeia ramificada que são os aminoácidos Leucina, Valina e Isoleucina.
Esses aminoácidos são muito usados por fisiculturistas e atletas de endurance (corredores, ciclistas, nadadores, triatletas…) para manter a massa muscular. No caso dos atletas de endurance o suplemento serve também para a manutenção do sistema imunológico que se encontra em baixa depois de treinos e competições muito longas.
Um estudo publicado recentemente na revista Cell Metabolism, trouxe a tona novamente esses aminoácidos, com resultados muito bacanas.
O Estudo
Cientistas italianos deram a ratos machos adultos e sadios água que continha uma quantidade de BCAA além da dieta habitual. Outro grupo de animais só recebeu água normal. Depois de vários meses os cientistas constataram que os que receberam o coquetel de aminoácidos viveram em média 12% a mais.
Outro resultado surpreendente foi que além da melhora na longevidade os animais suplementados tiveram um aumento significativo em suas mitocôndrias, as estruturas responsáveis pela produção de energia nas células. Isso em outras palavras melhora o desempenho físico.
O último resultado demonstrado foi a melhora no sistema de defesa que combate os radicais livres, que, se acredita, causarem danos as células. Segundo os cientistas a melhora no combate aos radicais livres pode “retardar” o processo de envelhecimento.
Apesar de o estudo ter sido realizado com ratos os cientistas esperam encontrar resultados semelhantes com humanos, resultados que serão buscados na segunda fase do estudo. Estudos desse tipo são conduzidos com ratos por alguns fatores. Primeiro que o metabolismo do rato é muito semelhante ao metabolismo humano, e muitos resultados podem ser transferidos aos humanos; segundo que o ciclo de vida dos ratos é bem menor do que os humanos, um rato vive em média 2 anos, enquanto um humano pode viver por volta de 80 anos (imagine ter que esperar 80 anos para ver o resultado de um estudo!); e por fim, no caso de novas drogas, os estudos são feitos em ratos para se verificar a segurança das drogas antes de se testar em humanos. Vale ressaltar que, nesse caso, o suplemento BCAA é um suplemento seguro e liberado a vários anos para consumo humano.
Bons treinos!!
Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!
Conheça nosso programa de treinamento!
Referências:
Deixe um comentário