Estrasburgo

Após quase 8 horas de trem (2 conexões), saí de Munique para chegar em Estrasburgo (a capital da União Europeia), onde iria visitar um casal de amigos brasileiros que estavam fazendo doutorado por lá. A Mari eu conheço a quase 18 anos, desde que eu comecei a fazer aulas de dança com os irmãos dela (ela ainda tinha 12 anos de idade naquela época) e o marido, o Cesar, eu conheço de nome a muito tempo, mas como não moramos próximos, nunca tive a oportunidade de conhecê-lo.

Fui recebido na estação de trem e por sorte o tempo estava super agradável e sem chuvas naquele dia. Minha mala estava um estorvo para transportar, devido ao pequeno incidente em Munique… rssss Levamos a mala pra casa deles e de lá fui conhecer um pouco da cidade. Estrasburgo é uma cidade histórica e culturalmente muito importante para a Europa. Sofreu muitos problemas com as guerras, e pertenceu tanto à Alemanha quanto à França, e isso gerou algumas cicatrizes na população, que frequentemente criam alguma atividade ou programa de TV para não se esquecerem das mazelas das guerras e talvez assim, evitarem uma outra (se todo mundo fosse assim, acho que independente de certo ou errado, pensaríamos algumas vezes antes de entrarmos em guerra…).

A cidade com seu transporte público é impecável! Você tem trem, metrô e bonde que conecta a cidade inteira e com um preço super acessível e integrado, com um passe pode usar, qualquer um dos transportes por um período de 1h, quantas vezes precisar. Nesse dia, prometi cozinhar pros meus amigos, então fomos ao supermercado para fazer as compras e voltamos pra casa cedo.

No cardápio, foi um prato rápido que faço com cogumelo fresco, abobrinha e berinjela, refogados com alho e cebola e alguns condimentos (frescos e secos). Aí você adiciona um bom vinho francês, com queijo camembert e um presunto espanhol, uma baguete de pão francês fresca! Pronto! Passamos a noite conversando sobre os últimos anos de ausência física, mas amigo é sempre assim, você demora pra encontrar, mas quando os encontram parecem que nunca estiveram longe!

No dia seguinte, fomos conhecer um pouco mais da cidade e dos rios que a cortam. Como é muito plana e como o tempo ajudou, foi um passeio super bacana! A cidade possui umas muralhas lindas que cruzam o rio que se divide em 3 partes (minha amiga explicou como se tivesse formado um tridente) pequenas ilhas grandes os suficientes para algumas casas em cada uma delas. Lógico que é um ponto obrigatório para fotos e entender um pouco mais sobre a arquitetura (afinal, minha amiga estava fazendo doutorado em história da arquitetura…). Estrasburgo é a única cidade da França a ter centros culturais de âmbito nacional como Paris (teatros, óperas, bibliotecas). A catedral, também chamada Notre-Dame, é lindíssima e deve pouco ou nada para a de Paris. Para alguns é ainda mais bonita que a da capital!

Famintos, fizemos o que todo mundo no Brasil gosta de fazer mas acha brega: fomos até o supermercado, compramos bons queijos, presunto, alguns tipos de pães, tomate seco, suco e nos sentamos na beira do rio para almoçar!!! Caminhamos mais um pouco pela cidade, fui até a biblioteca nacional que fica na praça da república, o edifício em que se reúnem os parlamentares da União Europeia e fomos ao um parque super lindo, Parc de l’Orangerie, onde você poderá presenciar grandes ninhos de cegonhas brancas selvagens!!! Em toda parte do parque!! Lindas e barulhentas (talvez seja por isso que elas consigam levar os bebês chorando para seus pais… fazem mais barulho que os pirralhos com fome!! hehehehe).

Um abraço a todos, pois tenho ainda que fazer as malas para chegar em Lion!!!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *