Completarei 30 anos amanhã e faz algum tempo que tenho pensado bastante no processo de envelhecimento e em como o exercício pode ajudar nesse processo.
Essa semana lí uma reportagem no NY Times sobre uma atleta de atletismo de 91 anos, chamada Olga Koltelko, que tem simplesmente destruído todos os recordes não só de sua categoria mas de atletas com até 20 anos a menos do que ela (Leia o artigo aqui!). Muitos cientistas estão conduzindo estudos com ela e com atletas acima de 80 anos para tentar entender o que os mantém na ativa enquanto muitos de seus companheiros de idade já mal conseguem realizar as suas atividades cotidianas. Para mim e a maioria das pessoas que lendo esse artigo 80 anos ainda esta longe e a história de Olga parece não ter tanta importância. Mas não é verdade.
Todos devem prestar atenção nas dicas extraídas no artigo do NY Times, principalmente atletas na faixa de 40-60 que querem envelhecer com saúde:
- Não pare de competir: Seus marcadores de performance e seus interesses podem mudar quando você envelhece, mas alguns estudos sugerem que se você se mantiver engajado nos treinos e principalmente nas competições suas chances de retardar o processo de envelhecimento serão maiores. E principalmente te manterão longe do consultório médico e poderão adicionar alguns anos a mais na sua vida ou para muitos mais vida nos seus anos.
- A intensidade do Treinamento é muito importante: Já havía escrito aqui sobre a importância dos treinos de intensidade (Leia Os novos benefícios do treinamento intervalado) principalmente para atletas com pouco tempo para treinar. Cada vez mais estudos sugerem que treinos de alta intensidade parecem contribuir muito para a manutenção da sua capacidade física ao longo dos anos, fazendo uma diferença enorme algumas decadas pra frente.
- Proteja suas mitocôndrias: elas são as usinas de energia de seus músculos, onde a gordura e os carboidratos são processados para fornecer energia durante a atividade física. Quando você começa a perder mitocôndrias, sua performance começa a declinar intensamente. Manter-se fisicamente ativo e incluir esforços em alta intensidade nos treinos (tiros, subidas, cargas pesadas na musculação…) é fundamental para que as mitocondrias de seus músculos sejam mantidas.
Dicas do Rodrigo:
A alguns anos decidi fazer o possível para envelhecer com saúde e continuar praticando meus exercícios ao envelhecer. Não tenho pretensões de bater recordes mundias como Olga Koltelko, mas gostaria muito de continuar nadando, pedalando e se correr não for possível, dar umas caminhadas de mão dada com “minha velha”. Para isso tomei algumas decisões:
- Comemoro meu aniversário diferente: como incentivo para continuar me exercitando 3 anos atrás decidi que a cada aniversário eu nadaria 1 tiro de 100m para cada ano de vida completado. Esse ano farei 30x100m. É claro que chamo os amigos e familiares e transformo isso numa grande festa (sempre tem bolo depois!). Isso é um grande incentivo não só para mim para todos os que convivo.
- Provas diferentes: para quem compete a muitos anos é cada vez mais difícil se motivar e se empolgar a treinar. Por isso todo ano busco fazer provas diferentes e colocar novos desafios na minha vida esportiva. Esse ano, decidi fazer pelo menos 1 Xterra, 1 maratona de MTB e 1 meia maratona de corrida. Para 2011 quero fazer o XTERRA da amazônia, 1 prova esportiva internacional e quero participar de uma prova ou viagem de mais de 100km de ciclismo. Não há nada melhor para a sua motivação do que fazer inscrição para uma prova diferente!
- Começo o ano novo com o pé direito: Para me motivar, todo ano tento fazer uma corrida no primeiro dia de janeiro, assim começo o ano com a sensação de ter iniciado o ano bem e (não que eu beba tanto assim) é uma ótima maneira de curar a ressaca da virada do ano. Faço isso a alguns anos e tem funcionado.
Bons treinos e envelheça com saúde!
Deixe um comentário