Muitos nadadores, devido a sobrecarga ou do aumento abrupto do volume de treinamento, desenvolvem lesões nos ombros. Essas lesões podem ser causadas por microtraumas sucessivos devido ao planejamento inadequado do treinamento. Isso causa instabilidade e dor nos ombros e prejudica muito o rendimento dos nadadores.
Para tratar essa condição é necessário:
- Consultar um medico, para ver a gravidade da sua lesão. Em alguns casos o médico pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios e solicitar a interrupção dos treinamentos.
- a diminuição do volume de treinamento até que a dor cesse.
- a avaliação do estilo do nadador para detectar possíveis sobrecargas em seu estilo.
- exercícios de alongamento de toda a musculatura dorsal.
- faça exercícios de fortalecimento, principalmente exercícios compensatórios que ajudem a desenvolver os músculos estabilizadores da escápula.
Os exercícios mais comuns são os exercícios de rotação externa, que podem ser feitos com faixas elásticas (tera band), elástico cirúrgico ou mesmo com aquelas borrachinhas que usamos para prender os pés quando trabalhamos com os pullbouys (veja o vídeo abaixo). Vale lembrar que esses exercícios podem ser realizados de forma preventiva para quem não tem dor nos ombros.
Como Executar?
Faça movimento para fora tentando manter os cotovelos junto ao corpo e forçando para unir as escápulas. Os exercícios podem ser dinâmicos ou isométricos.
Estenda os braços, tente afastar as mãos ao mesmo tempo que tenta unir as escápulas. É muito importante que, durante o movimento, você não desencoste os ombros do corpo.
Experimente os exercícios, com poucas sessões muitos nadadores sentem melhoras consideráveis na dor.
Bons treinos!
Deixe um comentário