Que exercício faz bem, todo mundo sabe. Agora 1 artigo, que analisou o efeito do exercício em idosos sadios, afirma que o exercício faz bem não só para o físico mas também para o mental. O estudo publicado no Archives of Internal Medicine sugere que o treinamento resistido não só melhora e previne doenças cronicas como doenças cardíacas e osteoporose, mas também melhora a função cerebral dos praticantes.
Com o envelhecimento da população, as limitações cognitivas dos adultos idosos se torna uma preocupação. O estudo em questão traz um bom indicativo que o exercício traria benefícios protetores ao cérebro, o que não só faz com que o indivíduo viva por mais tempo, mas com a capacidade mental preservada.
A pesquisa realizada a pela equipe da Dra. Teresa Liu-Ambrose da Universidade da Columbia Britânica avaliou 155 mulheres idosas e as dividiu em 3 grupos separados: um grupo sedentário; um grupo que treinava musculação 2 vezes por semana; e um grupo que fazia apenas exercícios leves e exercícios de equilíbrio. As senhoras foram avaliadas durante 18 meses.
O que o estudo descobriu?
Após um ano de estudo, as mulheres que treinaram musculação tiveram uma melhora na performance nos testes de memória e aprendizado a que foram submetidas enquanto as que realizaram exercícios leves e de equilíbrio não obtiveram quaisquer melhoras. A musculação também ajudou as senhoras avaliadas, que tinham entre 65 e 75 anos, a aumentar a massa óssea de maneira significativa e a andar com mais facilidade e rapidez. Para quem não sabe a velocidade de caminhada em idosos está diretamente relacionada com a expectativa de vida.
As mulheres que continuaram o execício por mais de 1 ano e meio, tiveram uma melhora significativa do aumento da densidade óssea, ao mesmo tempo que reduziram o seu risco de quedas em 66%.
Os autores do estudo afirmam que nunca é tarde para inciar-se nos exercícios pois mesmo as pessoas que começam a fazer exercícios físicos em idade avançada poderiam sentir os mesmos benefícios dos praticantes a mais tempo. (Confira também nossas Dicas para começar a correr e Dicas para começar a pedalar)
Porque o estudo é importante?
Esse é o primeiro estudo que mostrou que a musculação melhora a execução de processos cognitivos que são essenciais para que o indivíduo consiga realizar suas atividades diárias de forma eficiente e independente. “São esses processos cognitivos que permitem que as pessoas realizem tarefas múltiplas, tomem decisões corretas e consigam ter o controle da sua vida financeira, por exemplo”, explica a Drª Liu-Ambrose
A que se atribuem as melhoras nas funções cognitivas?
Sociabilização! No estudo da Drª Liu-Ambrose, os praticantes de musculação reuniam-se e exercitavam-se em grupo na academia. Segundo ela realizar as atividades em grupo pode ter gerado tais melhoras. O ambiente de uma academia pode intimidar alguns adultos idosos, mas deve se estimulá-los a participar dos exercícios.
A mensagem?
Nunca é tarde para começar a praticar exercícios, e se puder ser em grupo melhor ainda.
Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!
Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!
O Espírito Outdoor apoia o esporte e se mantém com os anúncios de produtos no site. Se você comprar algo dos links do site estará contribuindo para mantermos o nosso trabalho. Obrigado!
Deixe um comentário