Com a proximidade das principais provas do calendário muitos atletas tentam melhorar o seu desempenho com tênis de competição, tênis mais leves feitos para ganhar alguns segundos.
O problema desses tênis é que em sua construção, para deixá-los mais leves muitas vezes sacrifica-se o material de amortecimento e de forro do tênis o que pode deixá-lo um pouco mais desconfortável.
Aqui vão algumas dicas para melhorar seu desempenho com os tênis de prova:
Peso e experiência:
Se você está um pouco acima do peso, esqueça, os tênis de prova não são para você. Os poucos segundos que você poderia ganhar com o tênis de prova não justificam correr o risco de correr uma prova longa sem amortecimento. Outra coisa a se considerar é sua experiência e n;ivel técnico como corredor. Não faz o menor sentido sacrificar a SEGURANÇA de um tênis de treino para tentar baixar seu tempo de 2h10 para 2h. Caso você corra para baixo de 1h40, aí sim recomendo um calçado de competição.
Meias:
Tente usar uma meia própria para corrida. Apesar de muitos usarem meias comuns de algodão com seus calçados de treino. Com um tênis de competição é interessante usar uma meia própria para corrida, com reforço em lugares qeu recebem maior pressão e feitas de um material que ajude a eliminar o suor deixando os pés mais secos (lê-se menos bolhas).
No caso dos triatletas que gostam de correr sem meias para ganhar alguns segundos, recomendo 2 coisas. Primeiro amaciar o tênis. Corra algumas vezes com o treino para que ele dê uma laceada. Depois experimente o tênis sem meia para ver se ele não te machuca. Não é nada agradável descobrir que o seu tênis de prova te machuca, no meio da competição.
Talco:
Por incrível que pareça, os talcos para pés são muito eficientes para prevenir as bolhas, pois conseguem absorver a umidade dos pés e diminuir a fricção entre os pés e o tênis.
Micropore:
Todo corredor sabe os lugares de maior ocorrência de bolhas em seus pés. Então porque não prevenir para não ter que remediar. Passe micropore nessas áreas para protegê-las e evitar a formação de possíveis bolhas nos pés. O micropore se aplicado com pé seco, consegue aguentar a prova inteira (mesmo a natação).
Cortar os tênis:
Essa dica é quente. Muitos atletas profissionais (e amadores) fazem pequenas modificações em seus tênis. Que tal remover a lingua do tênis para que ela encharque menos durante a prova? Já pensou em remover o logo do seu tênis com aquela costura que te machuca?
Essa dica apesar de ser muito bacana e permitir que melhoremos os calçados, se não for bem feita, pode diminuir a vida útil do seu calçado. Por isso deixe-a como última opção.
Deixe um comentário