Dicas para tênis de competição (em 2011)

Com a proximidade das principais provas do calendário muitos atletas tentam melhorar o seu desempenho com tênis de competição, tênis mais leves feitos para ganhar alguns segundos.
O problema desses tênis é que em sua construção, para deixá-los mais leves muitas vezes sacrifica-se o material de amortecimento e de forro do tênis o que pode deixá-lo um pouco mais desconfortável.

O nike free tem sido minha escolha para competir.

Aqui vão algumas dicas para melhorar seu desempenho com os tênis de prova:

Peso e experiência:

Se você está um pouco acima do peso, esqueça, os tênis de prova não são para você. Os poucos segundos que você poderia ganhar com o tênis de prova não justificam correr o risco de correr uma prova longa sem amortecimento.
Outra coisa a se considerar é sua experiência e n;ivel técnico como corredor. Não faz o menor sentido sacrificar a SEGURANÇA de um tênis de treino para tentar baixar seu tempo de 2h10 para 2h. Caso você corra para baixo de 1h40, aí sim recomendo um calçado de competição.

Meias:

Tente usar uma meia própria para corrida. Apesar de muitos usarem meias comuns de algodão com seus calçados de treino. Com um tênis de competição é interessante usar uma meia própria para corrida, com reforço em lugares qeu recebem maior pressão e feitas de um material que ajude a eliminar o suor deixando os pés mais secos (lê-se menos bolhas).
No caso dos triatletas que gostam de correr sem meias para ganhar alguns segundos, recomendo 2 coisas. Primeiro amaciar o tênis. Corra algumas vezes com o treino para que ele dê uma laceada. Depois experimente o tênis sem meia para ver se ele não te machuca. Não é nada agradável descobrir que o seu tênis de prova te machuca, no meio da competição.

Talco:

Por incrível que pareça, os talcos para pés são muito eficientes para prevenir as bolhas, pois conseguem absorver a umidade dos pés e diminuir a fricção entre os pés e o tênis.

Micropore:

Todo corredor sabe os lugares de maior ocorrência de bolhas em seus pés. Então porque não prevenir para não ter que remediar. Passe micropore nessas áreas para protegê-las e evitar a formação de possíveis bolhas nos pés. O micropore se aplicado com pé seco, consegue aguentar a prova inteira (mesmo a natação).

Cortar os tênis:

Essa dica é quente. Muitos atletas profissionais (e amadores) fazem pequenas modificações em seus tênis. Que tal remover a lingua do tênis para que ela encharque menos durante a prova? Já pensou em remover o logo do seu tênis com aquela costura que te machuca?
Essa dica apesar de ser muito bacana e permitir que melhoremos os calçados, se não for bem feita, pode diminuir a vida útil do seu calçado. Por isso deixe-a como última opção.

Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Conheça nossa Assessoria Esportiva!


Publicado

em

,

por

Comentários

5 respostas para “Dicas para tênis de competição (em 2011)”

  1. Avatar de Xampa
    Xampa

    Cara, tenis pra mim é o Hyper Speed 3.
    Veste como uma luva, uso sem meia facilmente e tem tudo o que preciso.
    Há o 4 caiu um pouco na qualidade interna e usei uma vez sem meia e fiz uma mega bolha.
    Agora, Nike jamais. Não gosto dos tenis da Nike e muito menos da sua proposta como empresa.

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Fiquei 5 anos sem usar tênis nike, e confesso que me surpreendi ao testar, ano passado o pegassus. No começo do ano testei os nike free e me apaixonei completamente. Considero o melhor tênis de corrida que eu ja usei na vida.
      Mas, cada um tem suas necessidades, seu biotipo e seu estilo de corrida, não é?
      Abraço e obrigado por compartilhar sua opinião!

  2. Avatar de Xampa
    Xampa

    E vc tb usa esse tenis em provas como o Xterra?

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Normalmente não. Apesar de que usei o nike free no xterra amazônia e gostei do desempenho dele, o único problema foi o cabedal que não tava preparado para os abusos do terreno (lama, pedras, espinhas, galhos….) ele voltou beeem destruido.
      André, aguenta um pouquinho que tem um artigo engatilhado com dicas para tênis de corrida de trilha!
      Abraço!

  3. […] foi desenvolvido em parte para correr. Correr descalço,  com calçados minimalistas, ou com tênis de prova que são mais leves usa uma musculatura diferente. Se você pisou de calcanhar a vida inteira, deve […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *