Embora eu ache que as bicicletas de triathlon não sejam para todo mundo, é inegável que elas atraem por sua beleza e design avançados. Todo mundo que começa no triathlon logo quer uma bike dessas voltadas para o contra-relógio.Eu mesmo não esqueço a emoção de comprar minha primeira bicicleta de triathlon em 1998, uma Quintana Roo Private Reserve usada, que hoje pode não parecer muita coisa, mas para os padrões da época era um avião.
Discussões à parte e porque sei que a maioria das nossas escolhas relacionadas com as bicicletas são feitas com o coração aqui vão algumas considerações antes de comprar uma bicicleta de triathlon:.
Você realmente precisa de uma bike de triathlon?
- Uma bicicleta de triathlon (ou contra-relógio) não tem o mesmo conforto e dirigbilidade do que bicicletas de ciclismo, exigindo mais atenção e experiência do ciclista (ou triatleta) já que o peso do ciclista fica um pouco mais distribuído na roda da frente da bicicleta (leia mais em Como comprar uma bicicleta de Triathlon).
- Existem ótimas opções de bicicletas de ciclismo que proporcionarão mais conforto sem sacrificar tanto a performance. Um exemplo é a Specialized Venge, que foi a mesma bicicleta usada por Mark Cavendish para obter seu título mundial. A bike (que parece ser uma versão de ciclismo de uma Specialized Transition) oferece toda a aerodinâmica necessária para a sua performance sem sacrificar tanto o conforto. Uma bike como essa (de ciclismo) seria minha recomendação para a maioria dos triatletas amadores.
Caso seu tesão seja mesmo uma bike de triathlon aqui vão minhas dicas (Deixe o seu comentário sobre qual é a bike de triathlon dos sonhos!)
- Faça um Bike Fit:
Tanto para comprar uma bike de triathlon, quanto para colocar um clip na sua bicicleta de ciclismo, você precisa de ajuda profissional. O maior erro das pessoas é tentar sacrificar o conforto em prol da aerodinâmica. O que a maioria das pessoas não sabe é que o ideal é equilibrar o máximo de aerodinâmica sem prejudicar a produção de força na bike. Outro erro muito comum é sacrificar o conforto na tentativa de ir mais rápido. O triathlon é um esporte de 3 modalidades, se sua posição na bike estiver desconfortável, certamente você irá pagar o preço na corrida. (Leia também Os Principais Erros dos Triatletas) - Perca peso: Aquela sua barriguinha pode atrapalhar sua posição aerodinâmica. Quando deitado no clip suas coxas podem ficar batendo na sua barriga, o que pode ser desconfortável para alguns. Uma alternativa é usar mais espaçadores e, a medida que você for emagrecendo, ir descendo a frente da bicicleta para ficar na posição correta (Leia também 4 Dicas para Perder Peso).
- Pedale no rolo: Para os novatos que não tem muita habilidade sobre a bicicleta, pedalar no rolo pode ser uma boa idéia até que você fique mais familiarizado e seguro na posição aero.
- Comece aos poucos: Uma sugestão para a adaptação é usar uma abordagem mais conservadora ao se adaptar à posição da bicicleta de triahtlon, para evitar o surgimento de lesões principalmente as costas e no pescoço.
Como em todo treinamento, devemos começar com uma progressão pequena para dar a chance dos músculos e articulações se acostumarem à nova posição de pedalar. No começo, faça apenas metade do seu treino no clip. Aos poucos vá aumentando essa proporção, até que o seu organismo esteja habituado ao clip. Mesmo depois de adaptado à posição, lembre-se de sair do clip e levantar-se um pouco para alongar a musculatura e dar um descanso às suas costas.
- Faça a lição de casa: Apesar de já ter discutido a importância do trabalho complementar em A Preveção de Lesões no Triathlon, não me canso de falar na importância do trabalho de força e principalmente dos alongamentos (Experimente Pilates!) no seu programa de treinamento. Alguns podem achar perda de tempo, eu acho que é investimento na longevidade do esporte.
- Trabalhe na subida: Pedalar no clip nas subidas é um treinamento interessante de se fazer para desenvolver os músculos estabilizadores do tronco (o famoso Core). Isso porque nas subidas os músculos do Core são um pouco mais exigidos para que você consiga produzir força nos pedais.
Procure uma subida moderada e com pelo menos 3 min de duração para fazer esse tipo de trabalho. Procure usar sua relação, de modo a manter sua cadência acima de 70rpm.
- Faça suas séries de tiro: Depois do período de adaptação (que na minha opinião não deve ser inferior a 15 dias), é hora de começar a trabalhar no ritmo de prova. Inclua séries de tiros de 3-5min no ritmo de prova, para acostumar seu corpo às demandas da intesidade da competição.
Dica Extra: se você quiser uma bicicleta para começar no Triathlo Xterra, deve ler Como Escolher uma Bicicleta para um Triathlon Xterra.
Bons treinos!
Deixe um comentário