A edição americana da Revista Runner`s World publicou um vídeo sugerindo que os corredores de Longa Distância poderiam se beneficiar de braços e ombros mais fortes para ajudar a manter a velocidade de corrida durante seus treinos e competições.
Os benefícios da musculação já são extensamente conhecidos e discutidos entre os técnicos e estudiosos da corrida. Mas normalmente a ênfase é dada para pernas e musculatura do Core. Mas segundo Nikki Kimball, fisioterapeuta e jornalista da revista, braços e troncos mais fortes ajudam o corredor quando a fadiga se instala.
Eu como triatleta e treinador (agora sou treinador Nível II certificado pela Confederação Brasileira de Triatlo), realmente acredito que braços fortes fazem a diferença.
Nos treinos que ministro posso observar que, principalmente nas séries de subidas alguns triatletas conseguem se sair melhor do que os corredores quando o cansaço começa a bater, e eu credito isso aos braços mais fortes dos triatletas que os ajudam a manter a velocidade na subida.
Veja o vídeo e leia nossas recomendações abaixo:
- Os exercícios recomendados no vídeo são bem simples e conhecidos da maioria das pessoas. Apesar de serem simples, não se engane, tais exercícios serão benéficos para a sua corrida caso você não faça nenhum outro tipo de exercício complementar como musculação, natação ou pilates.
- Os exercícios devem ser realizados 2 vezes por semana, após o treino de corrida ou um treino isolado.
Tríceps Banco
Sente em uma cadeira com suas mãos apoiadas no assento. Mova os seus pés para frente. Abaixe o seu corpo, sustentando seu peso nos braços até que o seu braço esteja paralelo ao solo. Retorne à posição inicial. Faça 2 séries de 12 a 15 repetições.
Remadas
Prenda uma faixa elástica a um objeto estável que fique na altura de seu peito, segurando nas extremidades da faixa. Leve seus braços em frente ao corpo, afaste os seus pés na largura do quadril e contraia a musculatura do Core. Puxa as faixas até que suas mãos estejam do lado do corpo, mantendo os cotovlelos na altura do ombro. Mantenha o controle enquanto retorna a posição inicial. Faça 2 séries de 15 repetições.
Flexão de Braço
Deite de barriga para baixo, com as mãos apoiadas na altura dos ombros. Extenda os braços até os cotovleos estiverem totalmente extendidos, desça devagar até quase seu peito tocar o chão. durante o movimento mantenha o alinhamento corporal, prestando atenção para não deixar o quadril cair (contraia seu abdome).
Bons treinos!
Deixe um comentário