lesão de corrida

A corrida te lesionou? Saiba o que fazer!

É muito comum ver corredores que por alguma lesão ficam impossibilitados de correr. Ficar sem correr vira o mundo dos corredores de cabeça pra baixo, mas afastar-se das corridas pode tornar-te um melhor corredor.

A impossibilidade de correr faz com que o corredor procure outras formas de exercício que na maior parte das vezes pode trazer benefícios quando o atleta voltar a correr.

Quando lesionado é importante considerar alguns fatores:

  • Faça Cross-training: não é porque você está lesionado que deverá ficar fora de forma. Existem outras formas de manter seu peso e seu condicionamento aeróbio sem agravar sua lesão. Algumas alternativas são a natação, o ciclismo e os aparelhos elípticos da academia (transport). Todas essas sugestões são atividades sem impacto que contribuirão para a manutenção ou melhora do seu condicionamento aeróbio.
  • Corrija suas fraquezas: Todo mundo já escutou a seguinte frase: “Uma corrente não é mais forte que o seu elo mais fraco”. Ficar impossibilitado de correr dá a possibilidade de parar e refletir sobre seus pontos fracos na corrida. É muito importante considerar que, ao contrário do que muitos pensam a corrida é uma atividade que envolve o corpo inteiro. Para conseguir manter uma boa mecânica de corrida existem muitos outros músculos além dos músculos das pernas que devem trabalhar de forma adequada. A musculação é uma atividade que deve ser incluída no seu programa de treinamento de corrida. Um estudo demostrou que corredores de elite conseguiram melhorar seus tempos de 5km após substituir parte do seu treino de corrida por musculação. Indico para os atletas que treino começarem o trabalho de musculação dando ênfase na musculatura posterior do corpo, exercícios para a panturrilha, para os músculos posteriores de coxa, costas e glúteo devem ser sua prioridade nas primeiras semanas de treino.
  • Core: a postura faz uma tremenda diferença na performance do corredor  e para mantê-la dependemos dos músculos do Core. O Core é como chamamos os músculos do tronco (abdominais e paravertebrais), são esses músculos que estabilizam grande parte dos movimentos corporais. Incluir exercícios para o Core no seu treinamento certamente irá torná-lo um corredor mais rápido e menos suscetível a lesões. (leia também  Os segredos dos corredores quenianos)
  • Retorne gradativamente: após recuperar-se da lesão retome o volume de seu treino com cautela. Na primeira semana não recomendo mais do que 40% do seu volume normal. Aumente o volume de forma progressiva nas próximas 3 ou 4 semanas de treino. Apesar do aumento do volume no treino ter alguma relação com os riscos de se lesionar, é a intensidade de treino que está mais diretamente relacionada com o surgimento de lesões, portanto ao retornar, vá devagar com a intensidade. Apesar de já termos discutido treinamento intervalado, espere pelo menos 3 semanas até retornar aos treinos de intensidade.

Bons Treinos!

 

Conheça nossos programas de treinamento!

Referência: Livestrong.com

Comentários

6 respostas para “A corrida te lesionou? Saiba o que fazer!”

  1. […] Lições que o corredor pode aprender quando lesionado […]

  2. […] Para quem caiu de paraquedas na discussão vale a pena dar uma olhada em Ironman faz bem a Saúde?  e A corrida te lesionou? Saiba o que fazer! […]

  3. Avatar de paulocarneiro00Paulo Souza

    Bom dia, sofri uma lesão na panturrilha faz uns 2 meses, fiz algumas fisioterapia, tomei remédio indicado pelo medico, porém ainda não consigo correr, alguém conhece algo que possa sarar?

    Obrigado

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Paulo, o tratamento varia muito dependendo do tipo de lesão e se vc já teve ou não reincidencia de lesão.
      Antes de tudo é preciso ter paciência, e só começar a alongar e fortalecer quando já estiver andando sem dor.
      Recomendo também, embora seja chato para alguns, fazer algumas semanas de treino de caminhada antes mesmo de tentar voltar a correr, assim garantimos a melhor cicatrização antes de exigir do músculo tal qual exigimos na corrida.

      1. Avatar de paulocarneiro00Paulo Souza

        Boa tarde Rodrigo, mas não tem nenhum medicamento que ajude melhorar, pois já faz 2 meses e pelo jeito ainda terei que esperar um pouco mais.

        1. Avatar de Rodrigo Langeani

          Infelizmente temos que respeitar o tempo do nosso organismo, nesse caso não existe atalho.
          É a mesma coisa que querer acelerar o tempo de cosimento de um bolo, colocando o mesmo dentro de uma caldeira industrial. Incineramos o bolo antes mesmo de ele poder assar.
          De onde você é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *