Entendendo o Bike Fit – Uma refexão sobre os ajustes das bicicletas

Andy Pruit, considerado um dos nomes mais importantes do Fit mundial afirma que o Bike Fit não é uma “ciência exata”. Eu gosto de ir além, penso que o bike fit é uma ciência que se torna cada vez mais exata.
Na edição de Março da revista Bike Action (ano 12 n.139) foi comparado 3 “metodologias e sistemas” diferentes de bike fit. Coloco metodologia e sistemas entre parentes pois acho que apesar de todo o zum-zum-zum que ronda a área atualmente, o que existe hoje na maioria dos casos é um diagnóstico e ajustes por tentativa e erro.

estudio bike fit de rodrigo langeani
Espaço de Bike Fit da Bicicleta Perfeita

Todos os sistemas de fit, funcionam da seguinte forma. Faz-se um diagnóstico do ciclistas e após inúmeros ajustes (por tentativa e errro), encontra-se a posição ideal do ciclista.
É mais ou menos assim, você vai ao Bike Fit com sua bike, o bike fitter te mede, te analisa e diagnostica o que há de errado com sua posição.
Vamos supor que o fitter tenha descoberto que o seu selim está baixo e sua mesa está curta.
Após isso você será submetido a inúmeras tentativas de ajuste: sobe o banco, mede se ficou bom , sobe o banco, mede se ficou bom, e assim por diante, até que a altura do seu selim esteja dentro da faixa de normalidade. Para o ajuste da mesa, a mesma coisa. E assim, o processo prossegue por pelo menos 2h (em alguns casos isso se estende bem mais).
O que a revista não deixou claro, é que os 3 sistemas de Bike Fit, são na verdade, sistemas de diagnóstico, que se baseiam na experiência do bike fitter e em pouquíssimos estudos. Estudos que na maior parte das vezes são estudos pagos e/ou que não têm seus resultados publicados na íntegra, o que dificulta muito avaliarmos o quão eficiente são os ajustes feitos.
Se atente que apesar de todo o marketing em cima do assunto, aquelas ferramentas super high-tech de luzes, de lazer e de filmagens multi-dimensionais, sem o devido conhecimento não passa de ferramentas de diagnóstico. Ferramentas estas que podem ser muito pouco precisas, no caso dos bike fits feito com goniômetros (réguas de medir ângulos), e precisas demais, no caso das ferramentas mais sofisticadas do Bike Fit. As vezes, muito mais precisas do que a precisão de que necessitamos no bike fit.

O Profissional do Bike Fit

Bike Fit é um trabalho de ergonomia, e por isso deveria ser realizado por um profissional da área da saúde.
As atividades relacionadas à saúde, como a atividade física, a ergonomia, a reabilitação, o treinamento esportivo e a medicina são regidas e fiscalizadas por conselhos federais de cada profissão.
Algumas atividades podem ser exercidas por profissionais de mais de uma área, como é o caso da ergonomia, outras atividades devem ser realizadas por profissionais específicos.
Por exemplo, prescrição de exercícios deve ser feita por profissional de educação física, prescrição de dieta por um nutricionista, remédios normalmente são prescritos por médicos.
Os conselhos fiscalizam e normatizam o exercícios das profissões. Isso confere maior segurança e qualidade nos serviços prestados. Dá mesma forma que um médico pode ser processado por cometer um erro grosseiro, por exemplo, em uma cirurgia, um professor de educação física pode ser processado por prescrever um treinamento de forma inadequada, se este lesiona gravemente seu aluno/atleta. Esse é (ou deveria ser) o papel dos conselhos das profissões.
O Bike Fit, apesar de existir já a algum tempo, foi de alguns anos pra cá, que se tornou mais popular, pelo menos do ponto de vista comercial.
E assim, o Fit ainda não é regulamentado por nenhum dos conselhos de saúde, e por isso ainda existem muitas pessoas que o realizam sem ser da área de saúde.
O problema disso, é que apesar dos profissionais que não são formados na área de saúde, dominarem a técnica da regulagem do ciclista em si, ainda os falta o conhecimento da anatomia humana, o conhecimento das ciências do movimento (biomecânica e cinesiologia), do treinamento, e principalmente das implicações do movimento no surgimento ou prevenção de lesões.
É muito ingênuo acreditar que um profissional que tenha feito uma certificação de algumas horas ou de alguns dias, tenha a mesma bagagem científica para entender o movimento, do que um profissional que fez um curso superior de 4-6 anos na área de saúde mais  uma certificação de Bike Fit.
O ajuste da bicicleta influencia diretamente no surgimento e na prevenção de lesões, e nessas horas a formação faz diferença.

O Bike Fit Bicicleta Perfeita

A Metodologia Bicicleta Perfeita de Bike Fit foi desenvolvido por mim (Rodrigo Langeani), com base em 4 anos de estudo, ajustes e análises de ciclista. Além é claro dos quase 25 anos que eu pedalo regularmente.
Após alguns anos trabalhando com o treinamento de ciclistas e triatletas, desenvolvi equações que direcionam o ajuste perfeito do ciclista com base nas suas medidas anatômicas, suas características físicas (força, massa muscular, estilo de pedalada, flexibilidade…).

As vantagens do método são:

  • A simplicidade das ferramentas: o ajuste é feito usando computadores comuns e cameras fotográficas domésticas, o que deixa o processo mais acessível a todos, sem perder a precisão.
  • Rapidez: ao contrário de alguns bike fits que demoram mais tempo, conseguimos ajustar o ciclista com uma excelente precisão, em um tempo menor. Nossos fits demoram menos de 1h30, na maioria das vezes. Isso se dá devido às equações desenvolvidas que indicam a medida a ser ajustada para se obter o posicionamento perfeito.
  • Constante evolução: As equações usadas no processo, são constantemente atualizadas. Quanto mais fits fazemos, mais precisas se tornam as equações, já que o sistema se auto-aperfeiçoa.
  • Baseado em evidências científicas: Estou preparando uma série de estudos que deverão ser publicados em breve, atestando e quantificando a melhora proporcionada pelos fits, segundo a metodologia Bicicleta Perfeita.

Oferecemos 3 tipos de serviços:

  • O Bike Fit regular, que é executado no meu estúdio em São José do Rio Preto-SP ou em algum dos bike shops parceiros.
  • Pré Bike Fit: Ciclistas de elite têm suas bicicletas construídas sob medida. Tecnologia que é inacessível para a maioria dos ciclistas. No entanto o ciclista amador pode e deve comprar sua bicicleta com mais precisão. No Pré-Bike Fit da Bicicleta Perfeita, garantimos a compra da bicicleta do tamanho ideal ás suas necessidades. É rápido, fácil e pode ser feito á distância.
  • Bike Fit Virtual: Para aqueles que não tem acesso a um bike fit presencial. É feito a distância. O ciclista recebe as instruções, faz as medidas e as envia de volta por email para o cálculo do seu posicionamento.

Referências: Bike Fit Bicicleta Perfeita


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *