O Pull buoy (ou a boia para fazer braço) talvez seja o equipamento de natação mais usado pelos triatletas. Apesar de ser um equipamento muito importante para o desenvolvimento do seu nado, ele é normalmente usado de modo errado.
A função principal do pull buoy é permitir uma maior flutuação e possibilitar que nademos sem ter que bater pernas. E se usado de modo correto pode permitir desenvolver um melhor alinhamento corporal e mais potência na fase de propulsão da braçada.
O problema é que muitos triatletas normalmente usam o equipamento como uma bengala para conseguir nadar, artificialmente mais rápido. E dessa forma acabam se enganando.
Erros mais comuns:
O Pull Buoy é usado para fazer trabalho de braço, colocamos a boia no meio das pernas para melhorar a flutuação e permitir que nademos sem ter que bater pernas.
No entanto, mas alguns triatletas, usam o equipamento e continuam batendo pernas. Isso proporciona uma velocidade de nado mais rápida, velocidade essa que não se sustenta uma vez que o equipamento é removido e o atleta volta a nadar normalmente.
O idéal é usar o equipamento para criar um momento de sobrecarga para os braços. Você não faz tiros de subida na corrida e na bike para desenvolver a força específica no ciclismo e na corrida? Pois então, o trabalho de braço (junto com o treino de medley) é o “treino de subida” da natação.
Usar o pull buoy e bater perna junto é desperdiçar um momento precioso de desenvolvimento na natação. Se você usa a boinha e bate perna junto, pode ter certeza que estará se enganando.
Palmares:
Os palmares de natação (swimming paddles) servem para aumentar a área da mão e obrigar o nadador a fazer mais força durante a braçada. No entanto atletas sem um passado na natação, muitas vezes não possuem a técnica correta para conseguir realizar o movimento, sobrecarregando a articulação do ombro. Portanto, se você não nada regularmente a mais de 2 anos, evite usar palmares muito grandes. Dando preferência a fazer braço sem o uso de palmar ou usando palmares menores.
Pull buoy e técnica
Devido ao auxilio do palmar à nossa flutuação, nadar com a boinha pode ser mais fácil do que nadar normalmente, por isso é possível em alguns casos usar o trabalho de braço como recuperação entre séries fortes do treino.
Outro utilidade do trabalho de braço, é usá-lo para corrigir a técnica de nado. Ao fazer o trabalho de braço procure prestar atenção ao alinhamento de sua cabeça com o resto do corpo, em alongar as braçadas e procurar prestar atenção em manter o cotovelo alto durante a fase de puxada.
Deixe um comentário