É com muita alegria que apresentamos um novo colunista para o Espírito Outdoor.
Wanderley Santo (ou Côco como é conhecido pelos amigos) é um dos profisisonais mais competentes na área de Natação do Brasil, além é claro de ser um excelente nadador e grande amigo. Competimos juntos durante alguns anos.
Wanderley escreverá mensalmente no Espírito Outdoor uma coluna sobre natação trazendo preciosas informação para aqueles que buscam evoluir na natação. Wanderley tem uma abordagem bem bacana a respeito do treinamento de natação para adultos, onde prioriza a técnica sobre o volume e a intensidade de treino.
WANDERLEY SANTOS O NOVO COLUNISTA DO ESPIRITO OUTDOOR
Tenho 37 anos, casado e duas filhas com 07 e 08 anos. Moro na cidade de São Paulo no Butantã.
Formei-me em 2000 no curso de Educação Física pela UNESP com Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício pela UFSCAR. Minha especialidade é natação e treinamento. Sou nadador de piscina e Águas Abertas. Meus principais resultados como nadador Master foi um 3º Lugar na prova de 200m borboleta no Campeonato Sul-Americano realizado no Rio de Janeiro em 2002. Campeão do Circuito Paulista de Travessia na prova de 1km pela FAP em 2004. Hoje sou o atual Campeão do Circuito Paulista de Natação em piscina realizado pela APMN.
Trabalhei entre os anos de 2005 a 2013 como coordenador/gerente de Academias e Diretor Técnico de Assessoria Esportiva nas cidades de São Paulo e São José do Rio Preto. Hoje meu foco de trabalho se concentra no treinamento de atletas para competições de piscina, travessias e provas de Triatlo na Academia Companhia Athletica unidade Morumbi Shopping.
Abordagem Técnica na Natação
O nadador Máster é diferente do Atleta profissional. Não temos tempo para ficar horas e horas treinando por conta de nossa vida profissional e familiar. Pensando nisso, é preciso encontrar um jeito de melhorar cada vez mais a nossa natação. Digo sempre: “Quando a força acabar a única coisa que vai nos sobrar será a técnica”. E é preservando a boa natação que tenho conseguido excelentes resultados com meus atletas e comigo mesmo.
Não quero entrar no mérito quanto ao volume nos treinos ou as sessões de treino na sala de musculação. É claro que tudo isso se soma e conta muito, mas sem a boa técnica de nada valerá a pena.
Faço uma comparação com os carros de Fórmula 1. Se a melhora nos carros não fosse tão importante, todos os anos os carros seriam concebidos igualmente e as montadoras não gastariam cerca de € 1.070 bilhão de euros (fonte) para melhorar o que considero ser a técnica na natação. Bastava colocar alguns “cv: cavalos de força” a mais. Mas o que se vê são carros totalmente diferentes todos os anos. Algo foi identificado que pode ser melhorado para ganhar 0,002segundos.
Devemos pensar desta forma com a nossa natação. Precisamos buscar a posição ideal do corpo na água, precisamos gerar menos arrasto, precisamos diminuir nossa resistência frontal, precisamos aperfeiçoar nossa coordenação do nado e precisamos aprimorar nossos movimentos propulsivos de pernas e braços. Acredito que só assim valerá a pena todo o esforço na sala de musculação e aumentar o volume de treino.
Prazer em conhecê-los!
Deixe um comentário