Não sei quanto a vocês, mas sempre começo um ano cheio de expectativas: novos projetos, novos sonhos e muito trabalho. Mas apesar de todo o meu otimismo, 2015 começou esquisito. Ameaça de falta d’água no sudeste e uma economia em crise. Em boa parte (isso é) reflexo da situação política do país (burocracia, alta carga tributária, corrupção…a lista inteira, todo mundo sabe de cor, né não?).
SECA NO SUDESTE
Aqui no Sudeste, enfrentamos uma grande seca, que por lentidão em colocar as soluções em prática ameaça deixar muita gente sem água.
É difícil apontar o dedo e encontrar um único culpado. Mas certamente, o governo foi lento em colocar as soluções mais simples (e mais eficientes) em prática. Enquanto isso, o pessoal pensa em construir grandes (e pouco eficientes) obras para tentar trazer mais água para abastecer a capital.
Minha opinião é que um programa de racionamento, e uma política ambiental bem mais severa, com foco na melhora da mata ciliar, poderia auxiliar em muito a situação hídrica da minha região, no médio prazo.
A verdade é que ninguém quer ter que mudar os seus hábitos.
Enquanto todo mundo reclama, decidi pôr em prática as medidas que EU consigo implantar em minha casa.
- Banho gelado até abril! Aproveitando o verão, decidi tomar banhos gelados até abril. Assim economizo duas vezes. Não ligando o chuveiro, economizo energia, e tomando banhos gelados, confesso que os meus banhos tem sido bem mais rápidos.
- Bicicleta (at least!) 3x por semana pra trabalhar. Eu já tinha o hábito de usar a bicicleta para ir ao trabalho, mas não tinha um rigor tão grande. Algumas semanas eu conseguia ir todos os dias de bike ao trabalho, outras apenas 1 dia. Decidi que irei trabalhar de bike 3 dias na semana. Os dias escolhidos foram 4ª, 5ª e sexta. E nos dias que eu consigo, pego carona com a Primeira Dama, para ir trabalhar. Economizo combustível e ajudo o clima. Bom pro bolso, bom pro planeta e bom pra saúde.
Bikes no Trânsito
Os maiores especialistas em urbanismo, já afirmaram: qualquer mudança na qualidade de vida das cidades deve incluir a bicicleta. Nunca se olhou tanto para bicicleta, e nunca teve tantas pessoas usando a bike como meio de transporte. Em muitas cidades, começam a surgir pequenas iniciativas de ciclofaixas e ciclovias que incentivam e desenvolvem o uso da bicicleta.
Outro grande empurrãozinho é o preço da gasolina que subiu muito(e na minha opinião nunca mais volta a descer, pelo menos não aos patamares abaixo de R$3 o litro), e reforça os motivos para não se usar o carro.
Muita gente pode torcer o nariz, mas cada vez mais temos exemplos de que dar espaço pra bike, significa melhor transito (melhor mobilidade urbana), melhora na economia local, melhora da qualidade do ar e no bem estar da população. Dúvida? Então veja os exemplos de Bogotá, Londres, Paris, Amsterdan, Copenhagen, Nice…..no Brasil algumas iniciativas se destacam Piracicaba, São Paulo, Rio, Curitiba, Porto Alegre….até aqui no Sertão NE Paulista, já tem ciclovia. As fotos abaixo foram feitas em uma das minhas últimas viagens a São Paulo, de bikers que encontrei pelo caminho. Se na cidade com o pior trânsito do Brasil, o pessoal consegue, vai ser fácil no resto do Brasil.
All in all, eu gosto cada vez menos do meu carro!
2000km com a 27,5
Essa semana constatei que acabo de passar de 2000km pedalados com a minha 27,5” (Quer saber mais Leia o Review completo sobre minha experiência com as bikes 27,5″/ 650B). Embora muitos ainda tenham preconceito com o tamanho de roda, estou convencido de que o tamanho de roda ganhará cada vez mais espaço.
Muito alarde se faz com a divulgação de um estudo sobre os 3 tamanhos de rodas, mas a maioria das pessoas só leu as manchetes e não assistiu ao video com atenção (o vídeo era em inglês). Acho que em breve farei um texto comentando esse fato.
Costumo monitorar as publicações internacionais (revistas, jornais, sites…) e apesar do que acontece aqui existe cada vez mais elogios do que críticas às rodas 650b (ou 27,5”).
500km com um par de tênis – Aceitando sugestões para um novo par!
Falando em equipamento, na semana passada publiquei um review sobre o Tênis Spira Stinger 3, que tenho usado na maioria das minhas corridas nos últimos meses. Embora esteja bem satisfeito com o equipamento, dev começar a testar outro modelo em breve.
Se alguém tiver alguma sugestão, fique a vontade de sugerir nos comentários. Estou procurando algo diferente ou reavaliar algum tênis que eu não uso faz tempo, para assim avaliar as possíveis melhoras nos calçados.
NATAL FORA DE HORA
Ganhei de presente de um amigo (e cliente de Bike Fit) algumas revistas estrangeiras. Quem me conhece sabe o quanto gosto de ler, e revistas internacionais me agradam muito. Fiquei realmente muito feliz, quase a sensação de ganhar presente de natal!
Lendo as publicações gringas consigo ter mais referências para escrever aqui no Espírito Outdoor e até me antecipar à algumas tendências de mercado.
Muito Obrigado, Flavio!
E você o que fez de bom nesse primeiro mês do ano de 2015?
Bons treinos!
Deixe um comentário