O Desafio das Braçadas dos Recordistas Mundiais de Natação

Na semana passada, publicamos a foto abaixo no Facebook do Espirito Outdoor, para desafiar os leitores a adivinharem qual o estilo nadado em cada foto.

Tente adivinhar, cada uma das fotos é um recordista mundial nadando um dos 4 estilos.
Tente adivinhar, cada uma das fotos é um recordista mundial nadando um dos 4 estilos. Foto: TriathleteMag.

Na foto 4 Recordistas mundiais nadam os 4 estilos de nado (borboleta, costas, peito e crawl), a idéia era tentar adivinhar qual estilo era qual. O desafio, era para fazer uma brincadeira e abordar pontos importantes da técnica da natação (a resposta está no final do texto!).

A verdade, é que nem eu fui capaz de advinhar todos os estilos, já que a fase de apoio e propulsão da braçada de cada um dos estilos é extremamente parecida, e por isso praticar os 4 estilos pode ajudar (e muito!) a sua melhora técnica de nado, mesmo que você nade apenas crawl nas competições (como é o caso dos triatletas e maratonistas aquáticos).

A importância de nadar os 4 estilos

Esse é um assunto que eu já abordei anteriormente no artigo Como Fazer um Triatleta Nadar mais rápido. Naquele artigo, expliquei quais benefícios cada um dos estilos poderia trazer para os triatletas.  

Mas outros 2 pontos são igualmente importantes de se avaliar, antes de você torcer o nariz quando o seu treinador propuser exercícios em outros estilos:

Sensibilidade da água:

Nadadores experientes tem uma grande preocupação em não perder a sensibilidade com a água. Em outras palavras, aumentando a sua percepção em relação à água é possível executar um melhor movimento de propulsão, produzindo braçadas mais eficientes, que podem se traduzir em tempos melhores na natação.

Esse é o objetivo principal dos exercícios de palmateio que incluímos nas sessões de treino. É claro que os exercícios de palmateio também servem para aumentar a força e o equilíbrio muscular, mas ao executar esses exercícios é importante sentir o contato da água com as mãos (e antebraço) durante a propulsão.

Outro ponto desenvolvido ao se nadar os 4 estilos é a melhora do alinhamento corporal, que tente a melhorar com a prática de outros estilos. Na natação de hoje, onde as viradas, saídas e nado submerso são cada vez mais importantes, ignorar os outros estilos pode estar prejudicando o seu desenvolvimento.

Variedade nos treinos:

O outro ponto importante de se nadar os 4 estilos de nado é proporcionar mais variedade aos treinos. É sabido que o princípio da especificidade (na teoria do treinamento esportivo) é importante, no entanto, ao praticar outros estilos podemos proporcionar alguma variação, não só física, como mental durante os nossos treinos. Variar estilos deve ser prática constante em nossas sessões de treinamento, especialmente durante o período de base do treinamento. Eu nado medley em meus treinamentos durante o ano todo.

A Resposta do Desafio!

Poucos foram os leitores que acertaram. Mas a resposta correta é A- Nado Costas (a foto só está rotacionada), B- Nado Livre (crawl), C – Nado Peito e D – Nado Borboleta.

Fiquem de olho, esse ano teremos muita coisa legal de natação inclusive 2 workshops de nado que realizaremos em conjunto com o Prof. Wanderley Santos, nosso novo colunista de natação do Espírito Outdoor.

Bons treinos!


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *