´´Devemos pensar desta forma com a nossa natação. Precisamos buscar a posição ideal do corpo na água, precisamos gerar menos arrasto, precisamos diminuir nossa resistência frontal, precisamos aperfeiçoar nossa coordenação do nado e precisamos aprimorar nossos movimentos propulsivos de pernas e braços. Acredito que só assim valerá a pena todo o esforço na sala de musculação e aumentar o volume de treinoˋˋ (W.Santos – 05 /jan/15)
Este trecho faz parte do meu primeiro artigo aqui na Espírito Outdoor. Hoje quero falar sobre o primeiro tópico que abordo no artigo que é ´´ Buscar a posição ideal do corpo na águaˋˋ. Muitos nadadores sofrem com a natação porque eles não estão na posição ideal para que o corpo deslize na água. Quando pensamos nesta posição pensamos apenas no plano horinzontal, ou seja, com o corpo deitado.
Entretanto quando o corpo esta nesta posição (horizontal) existe o eixo longitudinal, que possibilita os movimentos de rotação do tronco e do quadril, sendo de fundamental importância para o bom desempenho na água por uma série de fatores que vamos conversar aqui.
No plano horizontal fica muito claro que se a perna estiver funda uma força irá atuar contra a progressão do corpo a frente. Esta força se chama arrasto. Para haver uma melhora desta posição precisamos trabalhar o batimento de pernas tornando as pernas não fortes mas sim eficazes, capazes de sustentar a posição do quadril na superfície da água. Outra forma de melhorar esta posição é trabalhar os músculos da lombar e abdome, também chamada de Região do CORE, responsável por nossa postura.
Igualmente prejudicial para o nado também é a posição da cabeça se ela estiver exageradamente afundada ou levantada, causando a resistência frontal. Busque um alinhamento da cervical mantendo os olhos direcionados para o fundo da piscina.
O que não se fala muito é sobre o rolamento do quadril. O quadril em relação ao tronco deve rodar bem menos ou, com menor angulação. Quando o quadril gira exageradamente, acompanhando o tronco, os batimentos de pernas ficam prejudicados. Pensando que a boa pernada acontece quando chutamos/empurramos a água para baixo, ao girar o quadril com exagero, o batimento de pernas acabará saindo para a lateral (chutando /empurrando a água para a parede) e isso é uma falha técnica gravíssima. Outro prejuízo acontece porque as pernas irão se afastar provocando grande resistência frontal. O melhor, principalmente durante a respiração, é buscar o batimento de pernas empurrando a água para o chão, ou para baixo. Com isso o rolamento do quadril é minimizado proporcionando batimento de pernas mais eficaz e uma melhor posição do corpo para o deslize.
DICAS:
1) Realizar educativos com braçada unilateral mantendo os ossinhos do quadril alinhados com o fundo
da piscina.
EXERCÍCIOS:
- 50m girando braço direito com perna 6 tempos. Manter braço esquerdo parado a frente da cabeça.
- 50m girando braço esquerdo com perna 6 tempos. Manter braço direito parado a frente da cabeça.
- 50m girando 2x cada braço com perna 6 tempos. Tocando a mão a frente da cabeça.
- 100m nadando crawl mantendo o umbigo apontado para o fundo da piscina.
VARIAÇÃO
- Alternar a respiração 3/1, 4/1, 5/1, 6/1
- Utilizar palmar unilateralmente.
- Realizar o exercício mantendo o braço contrário parado ao longo do corpo realizando respiração
- contrária do braço que esta sendo trabalhado.
Boas braçadas!
Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!
Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!
Deixe um comentário