Um artigo passado, gerou alguns e-mails em que me perguntavam como um atleta com pouco tempo deveria treinar, se não compensando a falta de tempo (volume) com a intensidade. Resolvi preparar algumas dicas para quem tem pouco tempo para treinar mas ainda sim quer atingir seus objetivos.
Com o passar do tempo tenho me deparado cada vez mais com pessoas que fazem “malabarismo” para conseguir conciliar os treinos com o trabalho e com os compromissos familiares. E normalmente atletas com pouco tempo e motivados para atingir bons resultados, frequentemente sentem-se culpados por não ter conseguido cumprir todos os treinos que desejavam.
- A principal dica para quem quer conseguir cumprir mais treinos é agendar menos treinos.
- Tenha seus treinos planejados no início da semana, desa forma é mais provável que você consiga arrumar tempo para os treinos na sua agenda.
- Não sacrifique suas horas de sono para treinar mais. Para um atleta é necessário um mínimo de 6h de sono por noite, o ideal é conseguir dormir na faixa de 7-8h por noite.
- Treine na intensidade correta. Treinar mais forte hoje pode representar estragar o treino de amanhã.
- Tenha objetivos dentro da sua realidade. É melhor cumprir todos seus objetivos modestos do que ficar constantemente com o sentimento de culpa por ter perdido alguns treinos.
- Apoie seu parceiro. A máxima “é dando que se recebe” se aplica aqui. Se você for participativo e se interessar mais pelas coisas de seu(ua) parceiro(a), conseguirá maior compreensão quando tiver que se ausentar para treinar. Essa eu ainda estou aprendendo, mas percebo que quanto mais tempo passo com minha namorada, mais apoio tenho dela para treinar.
- Seja organizado. Grande parte do tempo perdido está em procurar e separar o equipamento usado no treinamento. Tente separar o equipamento que vai ser usado para treinar no dia anterior. Tenha sempre um lugar próprio para guardar seus equipamentos após o final do treino.
- Se você treina após o trabalho, leve um lanche para comer no meio da tarde. Dessa forma terá mais disposição para treinar e a probabilidade de estar cansado para treinar diminui.
Experimente as dicas e sinta a diferença!
Deixe um comentário