Quando escrevi sobre a Nova Natação do Triatlo ressaltei sobre alguns dos pontos importantes a respeito do estilo de nado dos principais nadadores do esporte.
Ressaltei o uso de uma maior frequência de braçadas entre os triatletas de elite que saem no primeiro pelotão.
Recentemente tivemos os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e pudemos observar um altíssimo nível na prova de natação, ja que os primeiros atletas sairam da água com menos de 17min, um tempo extraordinário para a piscina, o que dirá para águas abertas.
Entre os melhores atletas pude observar algumas características bem marcantes de seus
estilos de nado.
Alta Frequência de Braçadas
Quase todos os triatletas competindo em Londres adotaram um estilo com alta frequência de braçadas (Alistair Bronwlle: 89 braçadas/min; Javier Gomez: 82 braçadas/min e Johnny Brownlee: 92 braçadas/min).
Uma alta frequência de braçadas permite que os nadadores diminuam o tempo de deslize entre duas braçadas e consigam vencer as ondulações e correnteza que são frequentemente presentes na natação em águas abertas.
Se você tiver curiosidade de tentar os valores de frequência de braçadas acima, verá que o ritmo de braçadas é incrivelmente rápido.
Ao compararmos os triatletas com o recordista mundial dos 1500m livre Sun Yang (KOR), veremos que o atleta Coreano de 1,98m, nada em uma frequência de braçadas consideravelmente menor (65 braçadas/min) e devido a sua grande envergadura e capacidade de deslize consegue nadar a prova dos 1500m com apenas 28 braçadas/ piscina (de 50m).
Recuperação da Braçada
Em contraste com a recuperação de braçadas dos nadadores de piscina, quase todos so triatletas usavam uma recuperação de braçada com os braços retos (como a Janet Evans usava em 1984! Janet continua nadando e bateu recentemente o recorde mundial dos 800m livre master).
Uma recuperação com o braço reto, primeiro reduz a fadiga de dobrar o cotovelo usando uma roupa de borracha, depois com o braço estendido, é mais fácil nadar em água turbulenta e permite que os nadadores nadem uns próximos dos outros, o que é interessante para conseguir nadar na esteira de outros atletas.
Como trabalhar a cadência de braçadas
Para aumentar sua cadência de braçadas é interessante usar um metrônomo de piscina. Um dispositivo que emite um bip sonoro na frequência em que for programado (e debaixo d’água).
Bons treinos!
Deixe um comentário