Craig Alexander impressionou a todos ao vencer o Iornman Melbourne com um tempo de 7:57. O assunto da semana foi o seu tempo na maratona de 2h38.
Saiba que esse não é o tempo mais rápido de maratona, já realizado em um Ironman, como já comentamos em As melhores maratonas do Ironman.
Que Craig Alexander é um excelente atleta, e tem um biotipo próprio para a modalidade ninguém discute, agora o que todos querem saber é porque o atleta australiano consegue correr tão bem.
Eu credito grande parte da performance de corrida de Craig Alexander à sua mecânica de corrida.
Uma boa mecânica de corrida garante uma grande economia de movimento, o que faz com que você consiga correr em uma mesma velocidade, gastando menos energia, o que é um ótimo negócio nas provas de Ironman.
O que Craig Alexander aprendeu com os quenianos?
Os melhores corredores de todo mundo, são os corredores quenianos, considerados extremamente eficiêntes e econômicos em sua corrida (Os segredos dos Corredores quenianos ).
Todos os corredores quenianos apresentam algumas características bem similares em suas mecânicas de corrida.
Todos possuem uma alta cadência de passadas (acima de 180 passadas por minuto), corpo ereto e levemente inclinado para a frente. Uma passada curta, onde seus pés aterrizam bem debaixo de seus corpos.
Os corredores quenianos também aterrizam utilizando o antepé ou o meio do pé, além de manterem o joelho levemente dobrado no momento de contato do pé com o solo. Isso garante uma melhor continuidade do movimento e faz com que o impacto seja melhor absorvido pela musculatura das pernas e da coxa, o que preserva as articulação (como o joelho e o quadril) dos impactos da corrida.
Todas essas características podem ser observadas na mecânica de corrida de Craig Alexander, que consegue manter uma ótima mecânica de corrida, apesar de todo o cansaço acumulado das modalidades anteriores.
Como melhorar minha corrida?
Já abordamos isso anteriormente em outros artigos, mas de forma resumida podemos destacar 3 pontos:
- O aumento da cadência de passadas: Correr com uma cadência alta obriga o corredor a diminuir um pouco o tamanho de sua passada, o que faz com que o contato da passada com o solo seja melhor. Experimente em todos os seus treinos (inclusive nos trotes de aquecimento) correr com passos um pouco menores e cadência mais rápida. Execute tiros de velocidade em descidas, se forçando a aumentar cada vez mais a velocidade dos passos. Vale lembrar que a ênfase desses tiros deve ser o aumento da coordenação, e por isso se faz necessário um descanso grande entre os esforços (pelo menos 1min).
- Melhora da postura: É comum ver atletas no meio da maratona do Ironman, com a postura cansada, e uma mecânica toda comprometida. Isso se dá pela incapacidade de conseguir manter o tronco ereto. Durante os seus treinos de corrida, em preparação para as provas longas de triatlo, é importante ter em mente que não é só o volume que importa. Que tal mudar um pouco as suas metas e se policiar para conseguir manter a postura correta durante todo o seu treino longo?
- Exercícios Educativos: Use e abuse dos exercícios educativos. Inclua-os em seu treinamento e em suas séries de treinamento intervalado. Uma dica é fazer o educativo Skipping numa leve subida.
E você, quais são suas dicas para correr mais rápido?
Deixe um comentário