Após abusar da hospitalidade dos meus queridos amigos da longínqua Nova Zelândia, parti para Bruxelas em busca de boa cerveja e ao encontro de uma amiga querida.
A viagem foi algo sensacional, umas das experiências mais incríveis que já tive: cruzar o mar pelo euro túnel!! O mais próximo que estive da viagem espacial sem sair da terra!! Dirigimos o ônibus dentro de uma gigante cápsula de metal, atrás de outras dezenas de ônibus e carros! Com grande velocidade cruzamos por baixo do oceano (lá fora, pela janela, a maravilhosa escuridão desconhecida)!! Que aventura!!
Para quebrar o silêncio subterrâneo, resolvi ouvir a melhor trilha sonora para esta viagem de descobrimento: Space Oddity (David Bowie)!!!
A chegada na estação de ônibus em Bruxelas, foi um pouco inusitada, digamos… Apesar de bem movimentada, encontrei com muita dificuldade o lugar de venda de bilhetes para o metrô e com o meu básico de francês, falei boa noite, disse que não falava o francês e perguntei se o senhor poderia me ajudar em inglês, espanhol ou português… A resposta foi em francês e daí pra frente não entendi mais nada… agradeci o bom humor do cavalheiro e procurei as máquinas para a compra dos tickets (após usar todo o meu conhecimento de engenharia química, consegui mudar a língua para o inglês e voilá, bilhete na mão!). Obs: faça o download dos mapas de metrô de Bruxelas antes, pois não foi fácil encontrar o mapa das linhas antes das catracas.
Como a sorte parece estar me acompanhando desde que nasci (ou talvez seja também o meu estado de espírito, tentando ver sempre algo de bom em tudo que acontece), cheguei facilmente na casa da minha amiga inglesa, que fala português e dança super bem forró (difícil você não a confundir com uma brasileira) e muito importante: tem um namorado que nas horas de lazer é guia de degustação de cervejas Belgas!!!!!!!
Então foi assim: compramos as famosas batatas fritas belgas e fomos nos sentar em uma bar de cervejas artesanais. “Fred, você gosta de cerveja clara ou escura? Amarga ou mais doce? Teor alcoólico? Trigo? Frutada ou mais amadeirada?…”, pronto: aqui está a cerveja que se assemelha ao que você me informou! “Vamos degustar então: faça como o vinho, coloque o nariz para dentro do copo e sinta o buquê da cerveja; depois tome um pouco mas ainda não engula; sinta em todas as partes da língua e então veja o sabor que fica ao final!” Como estávamos em 3, conseguimos provar um número razoável de cervejas para lá de únicas e deliciosas!!
Claro que na casa de andarilhos, sempre vamos encontrar outros iguais a nós: na casa estava um grupo grande de pessoas. Obviamente que encontrei um outro engenheiro químico da Grécia, que ficou muito feliz de saber da minha viagem para o seu país e foi muito atencioso em passar dicas de onde visitar e onde ficar (em 15 dias estarei na Grécia e contarei aqui como foi).
No outro dia, fiz meio dia de passeio pela cidade e presenciei uma cerimônia oficial de estado em que algum presidente/primeiro ministro foi visitar o rei da Bélgica. Como ele estava ocupado, não consegui tomar um expresso com ele (hehehehe). Prometi voltar, mas agora estou com a agenda lotada para visitar meus amigos em outros países. Fui alguns parques, visitei um museu e pé na estrada novamente: Haia na Holanda para visitar minha família linda!
Deixe um comentário