Buongiorno, Veneza e Milão!!!!

Dia seguinte, acordei cedo para pegar o trem para Veneza, famosa e cobiçada cidade das gôndolas! O tempo em Pádua não melhorou muito e fui de baixo de chuva para a estação de trem (o casal que me hospedou já estava trabalhando e tive que me virar sozinho). A sorte que o ônibus passava na frente da casa e não atrasou nenhum minuto! Cheguei na estação, fui até a máquina automática de passagens e comprei uma que custou super barato, 4,50 Euros! Isso era 10:21h e o trem saia as 10:23h (guardem estes números!!). Corri pela estação e entrei no trem ofegando, mas feliz por ter conseguido adiantar um pouco minha viagem.

De Pádua até Veneza é super perto, menos de uma hora e você pode escolher ir para a estação Mestre que fica na parte continental ou Santa Lucia, que fica ao lado da parte famosa da cidade. Entre as duas estações são apenas 9 min de trem. Mais da metade das pessoas desembarcam na primeira estação e apenas os turistas vão para a segunda. Eis que após sairmos da estação Mestre, entra o cobrador! Eu todo feliz para gastar o meu italiano (que é bem pouco mesmo) tiro a minha passagem e contente continuo lendo meu livro… Até que o senhor grisalho começa a falar de forma menos alegre comigo e eu sem entender nada, aviso logo em inglês que o meu italiano já tinha acabado e pedi que me explicasse novamente… “O senhor não validou a sua passagem, terá que pagar uma multa de 30 euros!” Hein!!?? Acho que também meu inglês falhou e não tinha entendido nada…

Veja no meu site esse quadro lindo de um gondoleiro em Veneza!

Quadro decorativo de Arquitetura
Planeta em Fotos: Quadro decorativo de um gondoleiro em Veneza

Tirei o recibo da passagem para o cobrador, mostrando que tive menos de 2 minutos para poder entrar no trem e que não estava ali fazendo viagem de graça… Não teve negociação ou santo que fizesse o cara querer compreender… Fiquei logicamente muito frustrado, pois se quisesse dar o golpe, faltando apenas 5 minutos para desembarcar, teria me escondido no banheiro e saído ileso… Então a lição do dia foi: não tente aprender italiano com o cobrador de trem!! Eles podem não ter muita paciência se você cometer algum erro gramatical!! hahahahahaha

Sai da estação pouco satisfeito, mas feliz por ter chegado na fomosa Veneza. O meu hostel tinha mandado as informações de como chegar e lá fui eu pegar o tal do vaporeto (barquinho que leva passageiros pelos pontos de “ônibus”)! Veneza não é uma cidade amigável para viajantes com malas de rodinhas, cadeirantes ou idosos: uma infinidade de escadas e quase nenhuma com rampas! Como tinha me precavido, peguei um hostel com o preço que queria, próximo da parada do vaporeto e não tão longe da praça São Marco.

Olha, Veneza está entre os destinos mais caros que já estive em toda a minha vida… tudo é super caro! Água, refrigerante, café… E detalhe, se você sentar pra comer, eles vão aumentar os preços dos alimentos de forma aleatória e algumas vezes não vão te avisar nada. Passando por uma das vielas, vi um uns sanduíches que pareciam bons… 4 euros!! sentei, pedi um refri, depois tomei um expresso e quando chega a conta um susto! Cada item tinha um preço diferente (entre 15% e 80% acima do valor unitário). Claro, não gostei nada e reclamei… o que foi em vão, pois o garçom simplesmente ignorou… Então cuidado!!!! Pergunte algumas vezes o valor antes de sentar num restaurante em Veneza.

Veja no meu site esse quadro lindo das gôndolas em Veneza!

Quadro decorativo de Arquitetura
Planta em Fotos: Detalhes das gôndolas de Veneza

Fiquei pouco na cidade, apenas dois dias e uma noite. Mas foi suficiente para passear e conhecer o estilo da cidade, circundada pelos canais e as gôndolas românticas (cada gondola custa 80 euros e acho que você pode dividir com mais 4 pessoas). Como eu estava sozinho e não estava de lua de mel, acabei não me interessando pelos passeios do canal e resolvi percorrer tudo a pé! Existem alguns museus que são grátis e valem muito a pena visitar, como foi o caso do museu da música, com alguns instrumentos de mais de 400 anos de idade (violas, os famosos violinos, violoncelos, flautas…) e também possui uma luthieria muito bacana (pra quem não conhece, é o lugar onde se fabricam os instrumentos musicais de madeira, trabalho bem artesanal e muito prestigiado!).

O ponto central de Veneza é sem dúvida a praça São Marco, que tem uma cenário lindo! Imagine uma área de um campo de futebol, com piso branco, e no lugar das arquibancadas um prédio antigo com vários restaurantes ao ar livre no primeiro piso! Durante a noite, cada restaurante tenta atrair o público com algumas orquestras! Tive o prazer de ouvir uma orquestra pequena de jazz, muito boa!! A igreja que fica ao fundo da praça é linda!! Tinha uma fila para entrar (algumas partes são grátis, outras você tem que pagar), mas valeu a pena a espera. Vários mosaicos lindos!!

Durante a noite a cidade é sim a cidade para os namorados se esbaldarem! Com uma iluminação linda, as vielas ficam com ar de filme antigo, em que você pode passear ouvindo algum gondoleiro cantando uma ópera, ver algumas casas se transformarem, e o céu lindo (estava com poucas nuvens e pude ver uma noite clara!). Era uma terça feira, ainda não estava na alta temporada de turistas… até tentei ver se tinha alguma coisa de interessante para fazer a noite, mas não encontrei e fui dormir cedo. No outro dia tinha o ônibus marcado para as 10h para Milão.

Veja no meu site esse quadro lindo do Farol de Veneza!

Quadro decorativo de Arquitetura
Planeta em Fotos: Detalhe do farol de Veneza

A passagem de Milão eu tinha comprado muitos dias antes e pasmem: custou apenas 5 euros!!! Se você comprar passagens de busão com 2 a 3 semanas de antecedência, conseguirá excelentes barganhas para vários destinos (8 – 10 euros de Amsterdã para Paris, por exemplo). Como estava super barato e era apenas 4 horas de viagem, não tive dúvidas!

Milão eu fui também por causa do forró! Uma amiga italiana, Arianna, organiza as festas e aulas da cidade e me convidou para dar um workshop para a turma dela. Ela me encontrou na praça do Duomo na saída do metrô!! Wooowwwww, que visão é esta!!?? Você sai das escadarias um pouco escuras e também um pouco cego com o sol forte lá fora e pá: uma das praças e igrejas mais lindas que eu já fui!!! A catedral é tão linda que fiquei vários minutos de boca a berta, impressionado! Não entrei na Igreja pois a fila dava voltas e o sol estava derretendo!! E depois de ter visitado tantas catedrais pela Europa, enfrentar fila com sol e pagar pra entrar, acaba me desanimando algumas vezes…

O meu workshop em Milão foi muito legal, pois já conhecia várias pessoas da cidade, que foram em outros festivais! Então o clima foi mais do que descontraído e também muitos falam português (meu italiano, serve apenas para irritar cobrador de trem!! hahahaha). No dia seguinte ao workshop, fui turistar e conhecer melhor a cidade! Não existe melhor forma de fazer isso do que fazer o download do mapa da cidade e caminhar (estou utlizando o aplicativo no celular chamado Here Maps, que é sensacional!! Você não precisa de internet para usar, pois faz o download do mapa completo!). Foi dessa forma que passando por uma igreja pequena, mas com cara de bem antiga que descobri um museu arqueológico dentro de uma igreja (cara, não lembro mais o nome da igreja, mas foi perto da porta Romana e o metro Lodi)… e a parte boa, foi que não ter que pagar nada!!

Continue caminhando e fui cortar os meus cabelos dourados e encaracolados!! hahahaha Confesso que esperava mais, pois estar na cidade da moda e pelo preço que paguei (foi até agora o corte de cabelo mais caro, 25 euros). Mas percebi que a cidade inteira é muito cara, então dizem que paguei a média de preço. De lá, com alguns quilos a menos, continuei até a praça do Duomo novamente e fui até o castelo e o parque que ficam a poucos minutos dali! Lindo!! Que parque legal de passar o dia! Começo de verão e como não tem praia na cidade, a galera vai pra lá tomar banho de sol e fazer piquenique!! Vale muito a pena ir pra descansar as pernas num dia quente!! E imagina você a coincidência: estava caminhando e tentando achar uma internet grátis no meio do parque quando alguém grita: Fred!! Olho e dou de cara com a família de brasileiros que eu conheci quando morei na Colômbia!! Estava tentando marcar um dia para jantar com eles, mas como fiquei pouquíssimo na cidade, não iria conseguir!! O meu amigo Eduardo estava ainda trabalhando, mas fiquei conversando com a esposa dele e os dois filhos!! Demais esses encontros inesperados!!!

Uma facilidade que está se espalhando por várias cidades na Europa e que eu não tinha usado ainda é o aluguel de carros por aplicativo e por minutos… Você faz o cadastro do app, paga com o cartão de crédito e pelo mapa do celular você acha o carro mais próximo. Vai até o carro, e pede o desbloqueio por satélite. O carro destrava, você coloca sua senha no tablet do carro e pronto: pode dirigir a vontade. Depois é só encontrar um lugar pra estacionar, fechar o carro e encerrar a corrida pelo aplicativo!! Genial!!! Custa menos que uma corrida de táxi e você pode dividir com os amigos!!

Bom, consegui um vôo super barato para o festival de forró de Munique na Alemanha, saindo do aeroporto da cidade!! Então, tá na hora de me despedir de vocês novamente!!!

Arrivederci!!

Nota: foto do parque próximo ao Duomo! Câmera canon T5i, lente 18-250mm.

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *