Café faz bem para atletas (Dicas de como tomar)

barista-artists-2

Modas vem e vão. E no esporte isso não é diferente, de tempos em tempos aparece alguma tendência que todos começam a repetir em busca de melhora de performance sem nem mesmo se questionar se as coisas realmente funcionam como os fabricantes prometem.
Foi assim com os dilatadores nasais, com as meias de compressão e agora com o café e a cafeina.
Quem nunca experimentou um gel com cafeina, que atire a primeira pedra!

O Brasil, viu o surgimento de Cafés mais sofisticados, trazendo blends de cafés diferentes e baristas cada vez mais preparados. Outro ponto foi o surgimento das máquinas de café para se fazer café expresso em casa (Nespresso, Saeco, Melite, Valite, Dolce Gusto….) a lista vai longe! Eu estou apaixonado na prensa francesa e aceito doações!

Hoje vários bike shops oferecem um café dentro de suas instalações, outras marcas fazem ações agressivas para atrair mais atletas para virarem bebedores de café. Quem se lembra do Café montado em um barco, no meio do percurso de natação do Ironman Hawaii. Os cafés eram gratuitos, mas para chegar até lá era preciso ir nadando! E essa ação funcionou durante toda a semana da prova.

 

A marca de cafés Coffee of Hawaii montou um café para os atletas no meio do percurso do ironman kona.
A marca de cafés Coffee of Hawaii montou um café para os atletas no meio do percurso do ironman kona.

Benefícios do Café para a Saúde do Atleta

O ponto é que nunca se falou tanto sobre os benefícios do café para a saúde, e para o desempenho (no esporte, no trabalho….). O uso de cafeína como recurso ergogênico para melhorar a performance esportiva não é nada novo. Os primeiros estudos datam da década de 60, e até hoje aparece um estudo novo analisando o efeito do café (o da cafeína!) sobre a performance.

Muitos tem o café como parte do seu ritual matinal, conheço aqueles que são incapazes de dar bom dia antes de um cafezinho matinal para “despertar”. Para o esporte os benefícios são a diminuição da PSE (Percepção subjetiva de esforço, melhora na performance em exercícios de endurance (como a corrida, o ciclismo e o triathlon) e aumento na capacidade de concentração.

No entanto, se o consumo de café for exagerado, outros efeitos podem surgir. Embora o café seja um forte estimulante do sistema gastro intestinal e a maioria dos atletas ache bom conseguir ir ao banheiro antes de treinar e competir (ninguém merece ter vontade de ir ao banheiro no meio da corrida, não é mesmo?), quando consumido em demasia, o café pode provocar diarréia, nervosismo e em alguns casos acelerar a desidratação.

 

Como um atleta deve consumir café?

  • A recomendação é consumir o café de maneira moderada. Para uma recomendação mais precisa, o ideal seria algo entre 3-6mg de cafeína por kg de peso. Isso significa que um atleta de 70kg deve consumir entre 210-420mg de cafeína por dia. Um cafezinho expresso, contém entre 100-150mg de cafeina.
  • Outra dica legal, é reduzir pela metade a ingestão de cafeína nos dias de competição, já que o nervosismo pré-prova somada a uma pequena dose de café será mais do que suficiente para que o atleta sinta os benefícios da cafeína em sua performance.

Bons treinos!

Conheça nossos Planos de Treinamento

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *