No final do mês de Setembro será realizada uma das provas mais incomuns do MTB mundial, o Campeonato Mundial de Single Speed. Para quem não sabe, é um Campeonato Mundial de Cross-Country Mountain Bike onde só se pode competir com bicicletas que tenham apenas uma marcha.
Em outros países é muito ter categorias single speed nas principais provas de MTB. Segundo os adeptos da modalidade, uma bicicleta de uma marcha proporciona uma experiência mais rica do MTB, já que a manutenção da bicicleta é muito menor e o atleta pode se preocupar apenas em curtir a trilha e pedalar.
Embora poucos conheçam a competição, muitos atletas famosos já participaram e até ganharam (em alguns casos) essa competição. Nomes como Heather Irminger, Travis Brown, Marla Streb, Ned Overend e Ross Schnell são figuras constantes no evento.
Esse ano a prova será disputada em Spionkop/Winterton, na Africa do Sul. A organização do campeonato promete uma prova difícil com muitas subidas e single tracks técnicos.
A atração da corrida fica por conta do fato de que os atletas podem competir fantasiados (ou até pelados)! Outro detalhe interessante, é que os primeiros colocados no masculino e no feminino são obrigados a fazer uma tatuagem comemorativo do evento.
Para quem quer se aventurar na prova, o evento no ano que será sediado em Rotorua(NZ) que já foi sede da prova em 2010.
Veja o vídeo da prova abaixo, mas não se engane. Apesar da aparente descontração dos participantes o evento é muito disputado!
Deixe um comentário