Todos que começam a nadar, logo querem aprender a nadar borboleta (ou golfinho como se fala em alguns lugares do Brasil), o estilo da natação considerado por muitos, o mais difícil. Mas acredite, uma vez aprendida a técnica correta, fica bem mais fácil.
Aprender a nadar Borboleta é difícil porque o estilo tem várias peculiaridades. Além do corpo ter que executar corretamente o movimento de ondulação, o movimento de recuperação do braço por fora d’água deve ser sincronizado na hora certa. Isso sem contar que o padrão de movimento desse estilo de nado é bem diferente dos outros estilos de nado.
Essas dificuldades, fazem com que muitos tenha dificuldade de aprender esse estilo de nado.
Como Aprender a Nadar Borboleta
A melhor forma de aprender a nadar borboleta é dividir o estilo em partes, e trabalhar cuidadosamente cada uma dessas partes que formam o nado completo, até que você seja capaz de executá-as corretamente, para só então fazer o estilo completo.
Isso serve não só para aprender a mecânica correta do estilo, mas também para desenvolver e condicionar a musculatura para conseguir executar os movimentos corretamente.
Na época em que eu era nadador, competi muito nas provas de borboleta, com resultados relativamente expressivos, mas foi só recentemente que eu aperfeiçoei minha técnica, o que permitiu que eu aguentasse nadar distâncias maiores nesse nado, mesmo treinando uma fração do que eu treinava antes.
Por onde eu começo?
É importante entender a mecânica do nado borboleta. Um ciclo completo do nado compreende 2 pernadas e uma braçada. De maneira simples uma pernada é realizada no começo da puxada, e a outra no momento que antecede a entrada da mão na água, veja abaixo o vídeo do recordista mundial Michael Phelps nadando em camera lenta. Calma, não se desespere, continue lendo que eu explico melhor.
Eu sugiro 5 exercícios que são essenciais para aprender esse estilo de nado.
Mesmo que você não tenha intenção de competir borboleta, sugiro incorporá-los em sua rotina de treinamento para complementar o seu desenvolvimento muscular. Eu mesmo uso educativo de ondulação na minha série de pernas, mato 2 coelhos com uma cajadada só.
Ondulação:
Esse é o primeiro movimento a ser aprendido pra quem quer nadar borboleta. É um educativo que ensina a posição correta do corpo no movimento da perna de golfinho, que é o pilar fundamental do nado borboleta. Por você não poder usar os seus braços no exercício, você será obrigado a aprender a gerar propulsão apenas como o movimento do corpo e das pernas.
Para quem está começando, usar uma pequena nadadeira ajuda muito.
A respiração deve ser feita a cada 4 ou 5 movimentos, com o auxílio dos braços.
Ondulação com Apoio:
A Ondulação Lateral é na verdade uma variação do exercício de ondulação, só que agora você ira executar o movimento com os braços estendidos a frente do corpo.
Execute 3 ondulações e realize um movimento lateral com as palmas das mãos (abrindo as mãos), como se fosse iniciar um movimento de puxada, mas sem realizar a propulsão com os braços.Pause, respire e recomece um novo ciclo de três ondulações.
Borboleta de Cabeça
No exercício Borboleta de Cabeça você irá treinar a fase propulsiva dos braços e o momento correto da respiração do nado borboleta. Esse exercício pode ser difícil de ser executado no começo, mas na minha opinião é o exercício educativo mais importante para o nado borboleta (e o meu favorito!).
O movimento consiste em fazer a Ondulação com Apoio, uma puxada simultânea dos braços a respiração e retornar os braços à posição inicial.
Praticando esse exercício fui capaz de melhorar meu estilo e conseguir nadar distâncias maiores no nado borboleta.
Comece fazendo repetições de 25m desse exercício, mas uma vez que você consiga nadar 6x25m do educativo, comece a realizado educativo por 50-100m.
Veja o vídeo abaixo para entender a mecânica do nado.
3 pernadas/ 1 braçada
Esse educativo é muito importante para desenvolver a coordenação e o condicionamento fisico para nadar borboleta.
O exercício consiste em nadar borboleta com 3 pernadas/ ciclo de braçadas (no nado borboleta são 2 pernadas para cada braçada), fazendo a respiração normal.
Esse exercício é perfeito para começar a nadar distâncias mais longas. Enquanto você não aguenta por exemplo nadar 100m borboleta direto, pode faze 100m desse educativo, ou intercalar 1 piscina nadando normal com uma piscina do educativo.
2 borboleta/ 2 peito
Esse exercício serve não só para trabalhar a coordenação geral, como para criar resistência de nado.
O educativo é simples, realize 2 ciclos completos do nado borboleta, intercalando com 2 ciclos de nado peito.
Recomendo fazer séries de pelo menos 50m desse exercício.
Mais Exercícios para o Borboleta
Você tem algum exercício educativo preferido para o borboleta que não está listado acima?
Então deixe o seu comentário abaixo!
Deixe um comentário