Por trabalhar com Bike Fit a algum tempo, me deparo constantemente com pessoas que, sem saber, compram uma bicicleta fora do tamanho adequado, impossibilitando assim o ajuste da bicicleta e o posicionamento eficiente do ciclista: Dinheiro jogado fora!
Apesar de muito se falar nas revistas, nas bicicletarias ou mesmo entre os ciclistas que a bicicleta tem que ser do SEU tamanho, muitas pessoas não têm a menor idéia do que procurar ao comprar uma boa bicicleta.
Gosto de usar 3 pilares básicos na hora de escolher uma bicicleta. Uma bicicleta tem que ser confortável, eficiente e rápida. E para isso ser conseguido devemos buscar a melhor combinação entre quadro, componentes e rodas.
Quadro:
O primeiro passo deve ser a escolha do quadro que te agrada, depois pense nos componentes da bicicleta. Muitos fatores devem ser considerados antes de escolher o quadro. Você possui alguma limitação física que afeta sua pedalada? Você está disposto a sacrificar bastante o seu conforto para pedalar numa posição igual a dos profissionais? Você prefere menos aerodinâmica (ficando com o tronco mais alto) para sentar na parte mais larga do selim e conseguir assim uma posição mais confortável para pedalar e consequentemente correr?
É importante consultar uma pessoa especializada para ter certeza da compra de uma bicicleta do tamanho correto e principalmente determinar os quadros que se adequam com suas características físicas e estilo de pedalada. A faixa de ajuste de qualquer bicicleta é bem limitada se levarmos em consideração os ajustes possíveis do selim, tamanho da mesa e da altura do guidão. Se considerarmos o conforto e a segurança do ciclista então, as possibilidades de ajuste de uma bicicleta ficam bem mais limitadas. Na maioria das vezes um serviço de consultoria para a avaliação da bicicleta corresponde a aproximadamente a R$60-200,00 (menos de 0,5% do preço final da bicicleta). Taxa que muitas pessoas acham caras, porém se você comprar uma bicicleta de tamanho errado que não possiblilite o fit correto, quanto de dinheiro você terá perdido?
Após ter escolhido o quadro é hora de pensar nos componentes de sua nova bicicleta.
Componentes de contato
Antes de pensar num grupo, é importante considerar os componentes de contato da sua nova bike. Componentes de contato são todas as peças da bicicleta onde o ciclista se apoia para pedalar. No caso do triatlo é importante prestar atenção no clip, no guidão e no selim de sua bicicleta, pois são nesses pontos que o conforto pode ser perdido ou ganho na bicicleta.
Na minha opinião o triathlon tem se tornado cada vez mais um desfile de equipamentos. Os atletas deveriam refletir mais sobre a compra de equipamentos para perceber que as vezes nem sempre o mais bonito, o mais moderno ou o mais caro é o melhor. Sabe aquele clip que o campeão do Ironman do Hawaii usou? Pois é talvez não seja pra você!
Grupo
Para escolher o grupo da bicicleta considere suas necessidades. Grupos mais tops são mais leves, mas muitas vezes tem menor durabilidade, além é claro de serem mais caros. Grupos mais simples apesar de serem mais pesados, duram mais e são mais baratos. Na minha opinião a maioria dos atletas deveria usar grupos intermediários (que para os grupos shimano são o 105 e o ultegra) que têm a maior relação custo-benefício.
Outro ponto a considerar é a relação de marchas. Para quem mora em regiões montanhosas (não, a subida da Biologia na USP não é uma super subida!) deve considerar um cassete com marchas mais leves (12-23 ou 12-25) ou mesmo pedivelas compactos (50×34).
E por fim devemos considerar o tamanho do pedivela. (Leia mais em Saiba o tamanho ideal da sua pedivela)
Rodas
Apesar das rodas influenciarem muito no desempenho no triathlon, considere duas coisas: Durabilidade e custo.
Rodas de competição são mais rápidas, ponto final! Mas não tem a mesma durabilidade de uma roda de treino e não são as mais indicadas para pedalar no esburacado asfalto brasileiro. Porém se custo não for problema, tenha duas rodas, uma roda de treino (a mais durável possível) e uma roda de competição.
Se você é triatleta de provas de Cross-Triatlo leia o artigo Saiba como escolher uma bicicleta para fazer um triathlon xterra?
Espero ter ajudado. Bons treinos!
Conheça o meu serviço de treinamento!
Ouça o podcast do artigo:
Deixe um comentário