Como desmontar sua bicicleta em um bike bag?

Muitas pessoas ficam em dúvida de qual é o melhor jeito de transportar a sua bike nas viagens mais longas.

O jeito mais fácil de viajar com sua bike é transportá-la em um case, bike bag ou caixa de papelão. Embora muitos atletas ainda insistam em viajar com a bike montada, saiba que o regulamento da maioria das companhias aéreas exige que todo equipamento esportivo esteja devidamente embalado. Ou seja, ao tentar viajar de avião com sua bike montada, saiba que você pode ser impedido de embarcar com a bike no check-in.

Qual o melhor jeito de viajar com a sua bicicleta?

Eu participo de competições desde 1994, e nesse tempo já vi e vivi muita coisa desagradável em relação ao transporte de equipamentos.

Eu já transportei minha bicicleta em caixas de papelão, em Bike Bags e em Cases. Nunca transportei a bike montada em vôos, apesar de já ter visto muita gente viajar assim. Algumas dessas pessoas, por sorte, nunca tiveram problemas, outras não, e eu pude presenciar muita coisa danificada, incluindo quadros, garfos e gancheiras quebradas, cambios estragados, selins rasgados, manetes aranhadas, riscos na pintura, raios partidos, rodas tortas….deu pra entender, não é?

Caixas de Papelão

Uma caixa de papelão, talvez seja a opção mais barata para embalar sua bicicleta. É fácil conseguí-las de graça na maioria dos bike shops. Elas são boas para viagens de cicloturismo onde viajamos sozinhos e sem apoio.

Assim podemos descartá-las no destino, assim que tivermos montado a bike e não temos de nos preocupar com o seu armazenamento. Na volta, arrumamos outra caixa numa bike shop local e embalamos a bike para viajar.

A grande desvantagem nesse caso é a dificuldade de carregar uma dessas caixas carregadas. Sem um carrinho de aeroporto, essa é uma tarefa quase impossível.

Prós: Preço

Contras: Carregar uma dessas caixas é um verdadeiro transtorno!

 

Bike Bags ou Mala Bike

Uma Bike Bag é uma opção melhor do que a caixa de papelão, mas não tão segura quanto o case. Caso opte por um Bike Bag, procure um modelo que tenha bolsas de roda separadas ou embutidas em sua estrutura e rodinhas para facilitar o transporte. Existem um modelo de bike bag bem legal que tem o fundo rigido e uma estrutura de alumino para fixar a bike dentro do bag (incluir o link).
Caso o seu Bike Bag não possua essa estrutura, certifique-se de colocar uma trava no garfo dianteiro e outro no garfo traseiro da bike. Eu já esqueci disso e já tive a desagradável surpresa de descobrir meu garfo quebrado, 2 dias antes da competição.

Prós: Preço menor que um case e mais mobilidade do que uma caixa de papelão.

Contras: Sua bike fica bem protegida, mas não é “100% a prova de bala”.

 

Case Rígido

Na minha opinião a melhor opção. É consideravelmente mais caro do que as outras opções, mas devemos considerar que compramos um case apenas uma vez na vida.

Preste atenção ao tamanho dos cases, pois alguns dos modelos mais antigos não comportam uma bike aro 29.

A principal vantagem das cases, é a total proteção de sua bike. Se você desmontar e acomodar a bike da forma correta no case, é praticamente impossível algo acontecer com sua bicicleta. Outros pontos positivos ficam por contas das rodinhas que facilitam carregar o case e o espaço que permite acomodar além de sua bike, outros acessórios como uma bomba de pé, pneus extras, capacete, sapatilhas, suplementos e caramanholas.

case
A Bike Bag Case, que cabe tranquilamente uma bicicleta aro 29 de tamanho grande.

Como fazer?

Fiz um texto passo-a-passo de como desmotar corretamente sua bike e colocá-la em bike case. Utilizei uma bicicleta aro 29 (tamanho 19”) e uma Mala Case da Marca B&W  (comercializada no Brasil pela Sportix).

De um modo geral você deve remover ou fixar as partes móveis da bike e proteger os tubos principais com espuma.

 

Material Necessário:

  • Case ou Mala Bike (para o post usei uma Mala Bike Case da Marca B&W)
  • Chaves Allen
  • Zip ties (enforca gato)
  • Protetores de freio a disco (no caso das MTBs).
  • Espumas de Isolamento de canos (comprado em lojas de hidraulica).

 

Pedais, Selim e Canote de Selim

Remova os pedais e guarde-os de modo que não fiquem soltos no case. Em alguns casos é necessário remover o canote de selim para que tudo caiba no case. Se esse for seu caso, não deixe solto o canote dentro do case.

No meu caso não foi necessário. Apenas protegi o selim, abaixei o canote e guardei os pedais em bolsos dentro dos cases de roda.

 

Rodas, Garfo e Freios

Retire as duas rodas e remova as blocagens da roda para ocupar menos espaços. Lembre-se de guardar as blocagens de modo que fiquem protegidas e não estejam soltas dentro do case.

protecao_garfo
Protetor de Garfo

Coloque os protetores de garfo, no garfo dianteiro e traseiro. Nas bicicletas com freio a disco é necessário colocar os protetores nos freios para que os freios não colabem.

No meu case,  existe uma armação metálica, onde a bike é fixada pelas blocagens.

Pedivela, corrente e cambio traseiro

Remova o cambio o traseiro. Envolva-o com pano, espuma ou plástico bolha e fixe-o entre os braços do triângulo traseiro da bicicleta.

Desmontando o cambio da bicicleta.
Desmontando o cambio da bicicleta.

Fixe o pedivela no garfo traseiro com a ajuda dos zip ties, e prenda a corrente de modo que ela não fique solta e possa ficar batendo no quadro da bicicleta.

 

Prendendo o pedivela no quadro. Repare na foto na armação rígida do Case.
Prendendo o pedivela no quadro. Repare na foto na armação rígida do Case.

 

Guidão, Mesa (avanço) e Manetes de Freio

De modo geral nas bikes de speed, não é necessário tirar o guidão completamente da mesa da bike, basta afrouxar um pouco o guidão e rotacioná-lo para baixo. Já nas bicicletas de Triathlon e Mountain Bikes, o guidão deve ser removido da mesa, protegido e afixado junto à bicicleta.

Protegendo o guidão junto ao garfo.
Protegendo o guidão junto ao garfo.

 

Rodas

Murche os pneus da sua bike. Viajando de avião com os pneus cheios, você corre o risco dos pneus explodirem durante o vôo. Se os seus pneus estiverem montados tubeless, esvazie os pneus, mais deixe pelo menos 15 libras, para não correr o risco do líquido vazer e ter que refazer todo o tubeless na chegada.

Bolsas de roda do mala bike.
Bolsas de roda do mala bike.

Coloque as rodas nas bags de roda e as posicione de forma cuidadosa no case.
Caso você não possua bags de rodas, tente proteger a extremidade dos cubos com espuma. Não esqueça de dedicar uma atenção maior ao cassete. E tome cuidado para que o cassete nunca esteja encostado em nenhum dos tubos da roda.

 

Acessórios:

Antes de fechar a mala, acomode com cuidado seus acessórios nos espaços vagos do case. Sempre levo a bomba de pé, ferramentas, pneus extras, liquido selante de tubeless (no caso das mountain bikes), suplementos e caramalholas.

 

Dicas Extras:

  • Nunca coloque cartuchos de CO2 no seu case para fazer viagens de avião. Isso é proibido pelas companhias aéreas. Além de correr o risco de pagar multa por isso, em alguns lugares. Durante o vôo (na altitude) o CO2 corre o risco de explodir, o que pode danificar o seu equipamento. O CO2 é proibido na bagagem de mão também. O jeito é se programar e comprar o cartucho no seu local de destino.

E você, quais são os cuidados que você toma com sua bicicleta para viajar?


Publicado

em

, , ,

por

Comentários

3 respostas para “Como desmontar sua bicicleta em um bike bag?”

  1. Avatar de Ricardo Braga
    Ricardo Braga

    Tenho uma mala case proshock e em março estarei embarcando para os EUA vcs tem alguma matéria para como colocar minha caloi strada nela com segurança? envie por favor para meu email.grato

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Ricardo, e esse artigo com vídeo e um monte de dicas passo-a-passo pra desmontar a bike, não é suficiente?

  2. Avatar de fretes e mudanças
    fretes e mudanças

    Legal, parabéns aos responsáveis do site pelo empenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *