Imagine a cena, você está tranquilamente pedalando ou correndo na trilha quando de repente surge do nada um cachorro bravo latindo e avançando em você. Imaginou? Pois é, a continuação dessa história depende muito da sua reação, que pode incentivar ou desencorajar o cachorro.
Como eu cansei de ser perseguido por cachorros bravos nas trilhas, resolvi compartilhar algumas estratégias. Veja nossas dicas para saber o que fazer nessa situação:
- Diminua a Velocidade: Embora esse seja o seu primeiro instinto, aumentar a velocidade é um dos principais gatilhos para incentivar o cachorro a perseguí-lo(a). Correr do cachorro fará de você uma presa, segundo os instintos caninos. Mantenha a postura ereta, tente virar-se para o cachorro, e afaste-se calmamente.
- Comando de voz: Um som estridente ou agudo passa a idéia de medo e pode atiçar mais ainda o cachorro. Ao invés disso, fale firme com o cachorro e tente passar uma noção de calma.
- Olhar: Olhar diretamente nos olhos do cachorro, significa ameaçar o cachorro e pode encorajá-lo(a) a te atacar. Olhe para o cachorro de canto de olho, sem olhar diretamente em seus olhos. A idéia é fazer com que o cachorro perceba que você está olhando, mas sem encará-lo diretamente.
- Linguagem corporal: Se encolher dá a idéia de acovardamento, já uma posição de ataque pode instigar uma briga. Tente manter uma postura ereta que passe uma idéia de autoridade.
Plano B Contra Cachorro Bravo
Agora se tudo isso falhar e o cachorro realmente decidir te atacar. Pegue sua garrafinha d’água e jogue água no cachorro. Na maioria das vezes funciona e o cachorro se afasta permitindo que você se afaste.
Referências: Dr. Rafael Rodrigues Camacho.
Bons treinos!
Deixe um comentário