A partir de hoje o Espírito Outdoor fará uma série de artigos dedicados ao Xterra. Serão entrevistas, dicas e curiosidades. E para abrir a série nada melhor do que Conrad Stoltz, o atleta de Xterra mais famoso do mundo.
Se o Xterra tivesse um embaixador, provavelmente ele seria o sul-africano Conrad Stoltz, 3 vezes campeão mundial de Xterra. O atleta também conhecido como Caveman (homem das cavernas em inglês) falou em sua entrevista, exclusiva para o Espírito Outdoor, do seu início no esporte, seu treinamento, a construção da sua piscina na África do Sul (uma história engraçadíssima que será pauta de um artigo semana que vem) e seu papel no desenvolvimento de novos produtos esportivos junto a Specialized e AVIA seus patrocinadores.
Espírito Outdoor: Quanto tempo faz que você corre XTERRAs?
Conrad Stoltz: Eu comecei a participar de XTERRAs em 2001. Mas fiz meu primeiro triathlon quando eu tinha apenas 14 anos.
Espírito Outdoor: Qual a diferença entre um XTERRA e um triathlon normal?
Conrad Stoltz: O triathlon tradicional é uma prova para abaixar a cabeça e fazer o máximo de força que você conseguir. O treinamento é a mesma coisa. Chato e doloroso.
O XTERRA é muito empolgante. O ciclismo e a corrida são ao mesmo tempo técnicos e divertidos, mas também perigosos e dolorosos. As provas são muito diferentes umas das outras: pedras vulcânicas e areia como na prova de Maui, e em Richmond e no Alabama o percurso é muito técnico cheio de curvas entre as árvores. Outra coisa é que as pessoas no XTERRA são mais divertidas.
Espírito Outdoor: Como você divide a sua temporada?
Conrad Stoltz: Eu priorizo o circuito americano de XTERRA e o Campeonato mundial, mas sempre tento participar de outras provas divertidas que consigo encaixar no meu calendário como o XTERRA BRAZIL, que infelizmente não pude participar esse ano por estar machucado.
Espírito Outdoor: Li no seu blog que você passa parte da sua pré-temporada na fazenda dos seus pais na África do Sul. Como é treinar lá?
Conrad Stoltz: Lá é muito tranquilo. Construí minha própria piscina lá e descobri que fique mais em forma ao construir a piscina do que nadando! Lá tem apenas uma estrada que é de terra, os vizinhos mais próximos ficam a 8km de distância. Não temos energia elétrica apenas um pouco de energia solar. É muito relaxante.
Espírito Outdoor: Fale-nos da piscina que você construiu?
Conrad Stoltz: Deu o maior trabalho, e aprendi que o trabalho de construir uma piscina te deixa mais em forma que a natação em si.
Espírito Outdoor: Você pratica outros esportes na pré-temporada?
Conrad Stoltz: Sim, na pré-temporada eu anda bastante de moto (motocross). Ando de MTB com meu pai e meus amigos apenas por diversão. Também adoro fotografar e pescar (Conrad pratica Fly Fishing).
Espírito Outdoor: A musculação faz parte do treinamento de muitos triatletas. Você faz musculação?
Conrad Stoltz: Não, me canso muito com a musculação e não tenho tanta certeza se ela ajuda…
Espírito Outdoor: Quais ferramentas você usa para auxiliar o seu treinamento (monitores de FC, medidores de potência, GPS…).
Conrad Stoltz: Suunto t6 com Footpod para a corrida e Powertap (medidor de potência) para o ciclismo. Eu não gosto muito de treinar com números, mas meu técnico Ian Rodger da Cidade do Cabo gosta, então eu tenho que enviar os dados mais importantes para ele.
Espírito Outdoor: Você ainda usa as pedivelas POWERCRANKS no seu treinamento?
Conrad Stoltz: Sim, eu acho que o POWERCRANKS ajuda muito na minha corrida.
Espírito Outdoor: Quem são seus patrocinadores?
Conrad Stoltz: As bicicletas Specialized, os tênis AVIA, SUUNTO monitores cardíacos, Stuffitts, Clif Bar, Oakley, Squirt Lube e Profile Design.
Espirito Outdoor: Você participa do desenvolvimento de produtos dos seus patrocinadores?
Conrad Stoltz: Eu adoro ajudar na melhora dos produtos. Então, quando uma empresa me dá atenção eu dou o máximo de feedback para que eles possam melhorar os produtos.
Eu projetei o tênis para corridas em trilhas chamado AVIA AVI STOLTZ, o que foi uma honra muito grande. Tenho participado bastante também de testes para a Specialized, especialmente testando pneus e bicicletas aro 29.
Espírito Outdoor: Como é poder treinar de vez em quando com atletas como Burry Stander e Christoph Sauser (ambos campeões mundiais de MTB)?
Conrad Stoltz: Nós normalmente passamos algum tempo juntos durante a prova Sea Otter Classic e durante os testes de produtos (para a Specialized) em Stellenbosch. O treinamento deles é bem diferente do meu (por eu ser um triatleta) e cada um deles tem o seu próprio programa de treinamento. Nos dias de treino leve nós sempre treinamos juntos. Burry é incrivelmente habilidoso na lama! A equipe da Specializer(incluindo Todd Wells e Lene Byberg) é muito bacana e acho que é por isso que a Specialized é umas equipes mais legais de se competir.
Espírito Outdoor: Como um atleta 3 vezes campeão mundial de Xterra, 2 vezes atleta olímpico e hoje o triatleta off-road mais conhecido do mundo, existe alguma outra prova que você deseja ganhar além dos Xterras?
Conrad Stoltz:Talvez algum 70.3. Eu havia planejado em fazer alguns esse ano – em Wildflower eu não estava em forma o suficiente e havia machucado meu pé no XTERRA ALABAMA quando pisei em um buraco, por isso minha corrida não estava boa o suficiente para eu competir com os melhores atletas de 70.3.
Espírito Outdoor: Como funciona a Stoltz Racing (assessoria esportiva de Conrad Stoltz)? Como sua experiência como atleta de alto nível auxilia os atletas amadores que você treina?
Conrad Stoltz: Infelizmente eu não tenho tempo para dar treino pessoalmente (em muitos países não há necessidade de ser formado em Educação Física para poder exercer a profissão de treinador esportivo), Amber Monforte, minha esposa (e Campeã Mundial do Ultraman) acompanha 4 atletas, mas eu os ajudo com posso. Especialmente com Taylor Seavey, com quem eu tenho pedalado muito e ajudado na técnica e nas táticas envolvidas em se competir em XTERRAs. Eu adoro ensinar as pessoas.
Espírito Outdoor: Temos visto você participado de alguns XTERRAs usando uma bicicleta aro 29, quando poderemos vê-lo competindo em Maui (onde é realizado o Campeonato Mundial de Xterra)?
Conrad Stoltz: Em 24 de outubro de 2010!
Bons Treinos!
Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!
Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!
Deixe um comentário