“Rodrigão, fui convidado para o Xterra Ilhabela na semana que vem, e eu nunca pedalei de mountain bike na minha vida. Me passa umas dicas, urgente pra eu tentar fazer a prova!”, foi exatamente essa mensagem que eu recebi na semana passada, de um grande amigo (e triatleta) que definitvamente caiu de paraquedas na prova mais difícil do circuito nacional de cross-triathlon.
Em caráter emergencial, decidi tentar resumir em um pequeno post algumas dicas para que o meu amigo consiga sobreviver competir de maneira segura em Ilhabela.
Embora ache a tarefa um pouco difícil e termos uma sessão do Espírito Outdoor inteira com dicas sobre o Cross-Triatlo, resolvi topar o desafio.
Aqui vão minhas dicas:
- Xterra é uma prova longa e dura! Não se engane pelas distâncias, pois uma prova de Cross-Triatlo de 1500m de natação, 30-35km de MTB e 10km de corrida na trilha pode demorar por volta de 3h para um atleta de bom nível (e até 5 horas para atletas iniciantes), dependendo do percurso. Por isso, prepare-se adequadamente. Leve gel e líquidos suficientes para aguentar fazer a prova inteira. Atente-se principalmente à etapa de ciclismo, onde algumas vezes ficamos muito tempo longe dos postos de água, e não é nada comum perdermos a caramanhola (lê-se garrafinha) durante um trecho com muita trepidação. Se possível vá de Camelback, o peso extra que você carrega é compensado pela capacidade de se hidratar durante o ciclismo.
- Na dúvida, desça da bike! O Mountain Bike é quase um esporte diferente do ciclismo, pois a técnica influencia muito, tanto na subida quanto na descida. E no MTB não existem atalhos, é preciso andar muito para se familiarizar com os obstáculos, com os diferentes tipos de pisos e obstáculos. Portanto, na dúvida, desça da bike e empurre, mesmo porque algumas vezes realmente é mais rápido empurrar a bike do que pedalar.
- Pneus de Mountain Bike são diferentes. Já dei uma palestra inteirinha sobre o assunto e escrevi dois artigos muito legais (Veja o Guia definitivo dos pneus de Mountain Bike e A verdade sobre os pneus de mountain bike). Para os triatletas sem tempo duas coisas são importantes. Ao contrário das bicicletas de ciclismo onde pneus mais finos e mais calibrados são mais rápidos, na terra é o contrário, pneus um pouco mais grossos e mais murchos são mais rápidos, pois tracionam melhor. Para o Xterra Ilhabela e se você busca melhor controle da bike, escolha um pneu de largura 2.0 ou 2.1. Um atleta mediano de 70km deve usar algo entre 35 libras se estiver usando pneus com câmara e 32-33 libras para pneus sem câmara.
- As subidas são bem mais longas! As subidas da prova são bem mais longas e inclinadas, portanto esteja preparado para subir (e descer) muito.
- A corrida na trilha também é uma arte. Você pode usar o seu tênis de prova normal, mas esteja preparado para patinar um pouco mais na subida e para praticamente destruir o seu tênis ao final da prova. Se puder use um tênis específico para corridas na trilha (eu uso o Speedcross 2). Vale a pena competir com um tenis um pouco mais pesado, mas mais robusto e que tracione melhor (Leia também Dicas para correr na trilha).
- Divirta-se! Essa é a dica principal, encare a prova com um espírito de aventura e a mente aberta!
- Conheça o percurso: chegar 1 ou 2 dias antes da prova pode permitir que você tenha a chance de reconhecer o percurso da prova. Caso isso não seja possível, assista o vídeo abaixo do Campeão Mundial de Cross Triathlon, Conrad Stoltz, andando no percurso.
Dicas Extras
Temos também uma série de entrevistas com 3 Campeões Mundiais da Modalidade:
Boa prova a todos que forem competir em Ilhabela!
Deixe um comentário