Recebo constantemente dúvidas de leitores a respeito de atividade física, essa semana recebi duas duvidas bem interessantes de um mesmo leitor, que me motivou a escrever esse post.
Arrepios durante o treino
Recebi uma questão bem curiosa de um leitor, que afirma estar sentindo uns arrepios (calafrios) durante suas pedaladas matinais, além experimentar certa falta de força. O leitor afirma que tem apenas essa sensação nos pedais realizados de manhã cedo (6h) e o mesmo não ocorre nos pedais realizados no período da tarde ou a noite.
O leitor afirma que começa a ter os sintomas descritos após 10km de pedal e que esses cessam após a parada para o lanche no meio do pedal.
Esse parece ser um sintoma característico da hipoglicemia. Pode ser que o leitor não esteja se alimentando adequadamente antes da pedalada e saindo para pedalar sem energia. Calafrios, arrepios ou suar frio, são todos sintomas de hipoglicemia, o que explicaria também o porquê dos sintomas melhorarem após a parada para o lanche onde normalmente se consome calorias sólidas (pães, pastéis, salgados…) ou calorias líquidas (suco, refrigerante, gatorade…).
Ja abordamos aqui no Espírito Outdoor algumas dicas para o café-da-manhã, para quem tem dificuldades para comer de manhã. Não deixe de ler O que comer antes da competição? e Tapioca, um opção sem glúten para o café-da-manhã.
Tenho certeza que tomando um café-da-manhã mais reforçado antes do pedal, deixará de ter esses sintomas.
Quando dormimos, o nosso corpo usa grande parte das reservas de carboidratos do nosso corpo (que são estocadas na forma de glicogênio) que são armazenadas no fígado. Assim se você sai para treinar de manhã sem comer (em jejum), certamente não terá energia suficiente para manter a atividade física por muito tempo, por isso da fraqueza muscular, e com a glicemia baixa um dos sintomas são os “arrepios do leitor”.
Dica: Tente alimentar-se melhor 30-60min antes do início do seu treino.
Cerveja após o treino faz mal?
“Álcool no pós treino faz mal (1000ml de cerveja)? Depois do treino costumo sentar com os amigos e beber em torno de 1L de cerveja cada um. Isso faz mal, prejudica de alguma forma o desempenho físico?”
Escrevemos sobre os benefícios do álcool para quem faz exercício no artigo Alcool faz mal aos atletas?. Mas realmente existem alguns estudos que afirmam que a cerveja pode ser usada como bebida pós treino pois tem uma capacidade de reidratar o organismo tão bem quanto a água. Além de possuir uma quantidade de carboidratos suficientes para repor parte do gasto energético pelo exercício. No entanto, os estudos foram feitos com 500ml de cerveja e não 1L, como costuma tomar o leitor e sua turma. Não sou especialista no assunto, mas acredito que nessa quantidade, a cerveja passa a ter o efeito diurético, e ao invés de ajudar a reidratar, pode prejudicar a recuperação do organismo, além de ter alto teor calórico.
Eu suspeito ainda que a cerveja possa ter um outro benefício pouco comentado, apesar de alguns estudos sugerirem esse efeito: o efeito antioxidante!
Alguns cientístas suspeitam que o consumo moderado de álcool possa ajudar a reduzir os efeitos anti-inflamatórios dos músculos após o exercício, o que poderia acelarar ainda mais a recuperação após o treino.
Dica: Consuma a cerveja no pós treino com moderação, diminua a quantidade. Dessa forma a cerveja age beneficamente no seu organismo e você não se priva da companhia dos amigos.
Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email?
Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!
Deixe um comentário