Nós do Espírito Outdoor somos totalmente contra o uso de substâncias ilícitas para o aumento de performance. Quem acompanha o site a algum tempo já leu alguns de nossos artigos expondo nossas razões sobre isso.
Mas um estudo recente, reafirmou a necessidade de penas mais severas aos infratores do esporte.
Um artigo publicado pela Universidade de Oslo descobriu que o uso de esteróides, mesmo que por um curto período de tempo podem trazer efeitos permanentes ao organismo. Os pesquisadores afirma que essa descoberta deveria gerar mudanças nas penalidades contra o doping, e que os atletas testados positivos, deveriam ser banidos do esporte para sempre.
De acordo com o professor de fisiologia Kirstian Gundersen (que tem uma página do Wikipedia apenas em Norueguês), durante o estudo que sua equipe conduziu, ratos receberam doses de esteróide durante 2 semanas, e ficaram sem os esteróides durante 3 meses (o equivalente a mais ou menos a 10 anos na vida dos seres humanos). Após esse período, os ratos voltaram a treinar, e mesmo sem os esteróides, conseguiram apresentar um crescimento muscular em até 30% maior do que outros ratos que nunca fizeram uso de esteróides e continuaram treinando durante o período de 3 meses..
Fazer uso de esteróides aumenta (entre outras coisas) o número de núcleos nas células musculares, e isso facilita o crescimento muscular. O professor Gundersen afirmou que, mesmo após cessar o uso de esteróides, os núcleos extras permanecem no músculo, facilitando o aumento de massa muscular, mesmo anos depois do uso das drogas.
O estudo foi realizado com ratos e com os seres humanos acontece a mesma coisa?
Apesar do estudo ter sido realizado com ratos, os mecanismos biológicos nos mamíferos, são extremamente similares, portanto os resultados nos humanos seriam bem parecidos.
Muitas vezes os estudos são realizados em ratos, pela facilidade de colher dados, mas principalmente pela duração da vida dos animais.
Enquanto a vida de um rato de laboratório dura entre 2-3 anos, a média de vida de um ser humano é 67 anos. Imagine a dificuldade de fazer um estudo longitudinal em uma população humana. Entendeu? É muito mais fácil e rápido realizar um estudo em ratos.
Segundo Gundersen, seu estudo aponta que “os efeitos (do uso de esteróide) nos seres humanos pode durar décadas no organismo”.
Atualmente a penalidade do COI (Comite Olímpico Internacional) é de no máximo 2 anos para atletas que fazem uso de esteróides, o que é muito pouco.
Pra mim, se dopou, deveria ser banido para sempre do esporte. Simples assim! E você, também não acha que as leis do esporte deveriam ser mais duras com quem trapaceia?
Deixe um comentário