Em 2012, espero que o mundo acabe!

Em 2012 eu espero que o mundo acabe. Continuo querendo paz, harmonia, felicidade, amor e fraternidade, mas quero que o mundo acabe. Ou melhor, quero que o mundo, da forma como conhecemos, acabe.
Já temos mais do que exemplos que muitos dos comportamentos de nossa sociedade não tem feito bem ao planeta, ao cidadão e a própria sociedade.
Calma, deixa eu explicar melhor. Dividi meus argumentos em alguns tópicos.

Compras:

Como todo esportista, adoro novos equipamentos, roupas esportivas, tênis, acessórios e mochilas (tenho um fraco por mochilas!).
Mas nunca paramos para refletir sobre nossos hábitos de consumo. Será que consumimos mais do que devíamos? Realmente precisamos de tudo o que consumimos?
É triste mas algumas de nossas marcas preferidas tem industrias altamente poluentes e utilizam mão de obra infantil em suas fábricas.
Pois é, em Setembro de 2011o Greenpeace, identificou que 70% de toda a água dos rios e lagos China estava poluída. Entre as principais responsáveis estavam as industrias da Nike, Puma e da Adidas. Por conta disso, lançou uma campanha para tentar sensibilizar os consumidores para pressionarem as marcas a adotarem medidas para acabar com a poluição. A NIKE e a Puma, logo se manifestaram  e anunciaram a implementação de medidas. Já a ADIDAS nada fez. 
Sabe qual foi minha atitude? Apesar da ADIDAS, ser uma das minhas marcas esportivas preferidas, eu deixei de comprar ADIDAS.
Como triatleta, preciso de rios, lagos e represas com água limpa para poder praticar um dos meus esportes favoritos. Para quê vou apoiar quem suja o planeta?

Trânsito:

crianças para escola de bicicleta
Essa é a cena que eu gostaria de encontrar de manhã.

Como aficcionados dos esportes outdoor, precisamos de espaço adequado para treinar. Quem nunca disputou espaço nas ruas com os carros que atire a primeira pedra. Seja pedalando, correndo ou caminhando, sabemos as dificuldades do trânsito brasileiro. No ano passado, escrevemos sobre a feliz experiência de Bogotá. Mas no Brasil, insistimos em ignorar essa realidade e dar desculpas como “Meu trabalho exige que eu use o carro”, “tenho que levar as crianças na escola”, “o trânsito da cidade é muito perigoso”, ou que precisa carregar muita coisa para ir trabalhar. Mas ninguém se dá conta que VOCÊ É O TRÂNSITO!
Em 1950, Walt Disney já previu os problemas do trânsito com o desenho do Senhor Volante, um pacato cidadão que se transforma em um monstro atrás do volante, o desenho é divertidíssimo e uma parábola do Médico e o Monstro, mas mostra a realidade.
Amsterdã, uma das cidades referência para o uso da bicicleta como meio de transporte, não faz muito tempo tinha uma realidade muito parecida com o trânsito brasileiro, mas que com mudanças do poder público conseguiu mudar para melhor.
Acho que no Brasil, só falta querer!

 

Esportes:

No Brasil temos uma triste realidade onde o futebol é super valorizado em detrimento de outros esportes.
Na televisão à cabo temos alguns canais que passam só futebol acho que o Sportv devia se chamar Futeboltv.
Quando disputei o prêmio TOPBLOG em 2011, percebi que a maioria dos sites selecionados eram de futebol, apesar de termos resultados fantásticos em outros esportes e de um número imenso de praticantes de esportes como a natação, a corrida o triatlo e o ciclismo em suas várias modalidades.
Ao invés disso damos muito destaque a atletas de futebol que usam drogas, são alcólatras e tem relação com traficantes de drogas.
Não são esses os ídolos que eu quero para mim, tampouco para os meus filhos. E você?

Por isso, espero realmente que o fim do calendário Maia, indique não final do mundo, mas sim o fim do mundo tal qual como conhecemos. Que 2012  traga mudanças, mudanças na mentalidade e no comportamento dos cidadãos de todo o planeta. Que pensemos mais no impacto de nossas escolhas na nossa vida, no planeta e na sociedade.
E acima de tudo que consigamos reunir debaixo de nossa árvore de natal mais do que presentes, mas a graça de partilhar momentos felizes com as pessoas que amamos.
Feliz natal e um ano cheio de paz, amor e renovação!

O Espírito Outdoor entra em recesso e retorna apenas no início de 2012. Aguarde nossos próximos artigos, tem muita coisa boa vindo por aí.

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Em 2012, espero que o mundo acabe!”

  1. Avatar de Xampa
    Xampa

    Bela reflexão !!!!
    Aprovado !!!
    Feliz Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *