Com a chegada do horário de verão muitos atletas aproveitam para treinar mais e entrar em forma. O tempo é quente, o sol se põe mais tarde, mesmo com as chuvas dessa época do ano que costumam ser curtas, tudo favorece os treinos.
O problema é que os triatletas, ciclistas e corredores exageram e excedem seus limites, muitas vezes ocasionando uma lesão (como as tendinites) ou o overtrainning.
O ideal é que seu programa de treinamento leve em consideração seus resultados na temporada anterior, sua forma física atual (principalmente se você ganhou alguns quilinhos a mais) e os objetivos para a temporada que se inicia.
O planejamento do seu treino deve passar por 4 fases: o período de base, o peíodo pré-competitivo, o período competitivo e o período de pré-temporada, essa última quando ao fim da temporada o atleta experimenta outras atividades esportivas como a musculação. Essa fase, muito negligenciada por muitos atletas, serve para recuperar o organismo das demandas da temporada anterior, corrigir desequilíbrios musculares e recuperar-se de lesões que por ventura tenham surgido duratne a temporada e não foram totalmente curadas.
O pico da forma física de um atleta é atingido apenas 1 ou 2 vezes por ano e é somente possível mantê-lo por não mais que algumas semanas. Por isso não tem muito sentido entrar em forma agora se sua prova principal acontecerá apenas em março ou abril, pois você não irá conseguir sustentar seu condicionamento por muito tempo.
O maior erro dos atletas é exagerar no volume (kms corridos ou pedalados) e na inensidade (a forma como você treina – forte ou fraco). Atletas com objetivos competitivos em provas alguns meses a frente deveriam tirar o pé um pouco da intensidade e aproveitar essa época do ano para fazer volume. Nunca se esquecendo que o treinamento deve ser progresso sendo incrementado suavemente ao longo das semanas.
Esses treinos longos em baixa intensidade são ótimos para desenvolver o seu condicionamento cardiovascular ao mesmo tempo em que se pode trabalhar a técnica de movimento através de exercícios educativos e no caso dos ciclistas também a técnica de pilotagem, habilidades essas que devem ser trabalhadas em treinos específicos (Recomendo a meus atletas pelo menos 1 treino de técnica na semana durante essa época do ano).
Overtraining
O overtrainig é uma condição fisiológica desenvolvida devido aos excessos no treinamento (volume e intensidade) comumente somados a dietas inadequadas ou muito severas na tentativa de perder peso rapidamente e com quantidade insuficiente de sono. Essa condição se manifesta com um decrescimo na performance do atleta mas existem outros sintomas que possibilitam identificá-la.
Normalmente são associados ao overtraining uma desmotivação para treinar, alterações no sono, alterações no apetite (para mais ou para menos), um aumento na frequência cardíaca ao levantar ou mais raramente diminuição nos batimentos cardíacos e existem relatos também de sede noturna.
Para evitar o overtraining siga as seguintes medidas:
- Não negligencie o seu sono. Dormir mais pode significar treinar muito melhor no dia seguinte.
- Diminua intensidade dos seus treinos se sua performance estagnar.
- Não faça restrição calórica muito severa nos das de trenos mais fortes. Seu corpo precisa ser bem alimentado para repor as demandas de um treino intenso.
- Faça alguns dias de treino leve após períodos de treino muito intensos.
- Conte seus batimentos logo que acordar e diminua os treinos se notar um aumento abrupto nos batimentos médios de um dia para o outro.
Tendinites
- Quando há uma aumento abrupto da intensidade ou do volume os atletas ficam mas suscetíveis a sofres lesões como as tendinites que frequentemente acometem os ciclistas e corredores que passa da conta nos treinamentos.
- Caso sinta dores durante treinos longos ou intensos interrompa os treinos e faça um ou dois dias de descanso (preferencialmente) ou de treinos leves para que essa dor não se desenvolva numa lesão. Caso você já tenha exagerado e já sente dores durante ou mesmo depois dos treinos. Procure um fisoterapeuta e interrompa seus treinos por pelo menos 15 dias para seu tratamento.
Treinar com sabedoria agora pode significar bons resultados na hora certa.
Bons treinos!
Deixe um comentário