Esse é um dos exercícios mais importantes no programa de preparação física dos atletas.
A musculatura extensora de quadril (músculos posteriores da coxa e glúteos) são responsáveis por vários movimentos nos esportes como a passada da corrida (fase de propulsão), estabilização da propulsão da pedalada, a virada da natação. Isso só para citar alguns, esse grupo de músculos também é responsável por manter a sua postura e a estabilização do quadril, o que ajuda muito a saúde da sua coluna.
Com a vida moderna, a maioria das pessoas passa muito tempo sentada e geram com o tempo, encurtamento na cadeia posterior do corpo além do enfraquecimento desses músculos. Alguns profissionais gostam até de brincar e chamar essa condição de “Amnésia dos glúteos”, pois em alguns casos esses músculos ficam tão enfraquecidos que a pessoa nem consegue recrutar corretamente esses músculos durante os exercícios.
A vantagem desse exercício é que ele pode ser realizado praticamente em qualquer lugar. Se não tiver um banco ou um degrau para realizá-lo, você pode fazer o exercício com os pés no chão.
Execução do Exercício Extensão do Quadril
- Coloque os pés sobre o banco de maneira a obter um angulo de 90º em seu quadril. Se realizar o exercício no chão, procure deixar os calcanhares o mais próximo possível dos glúteos (na posição inicial)
- Apoie-se apenas no calcanhar.
- Faça força para levantar o quadril do chão até que sua coxa esteja alinhada com o tronco.
- Preste atenção para manter os dois lados do quadril paralelos ao solo durante toda a execução.
Esse exercício serve para fortalecer os músculos dos glúteos e posterior da coxa, que melhoram o equilíbrio e diminuem o risco de lesão.
Para mais informações de treinamento acesse: https://viivaassessoria.com
Deixe um comentário