Essa foi a primeira vez que algo realmente me inspirou no esporte: a vitória de Greg Welch no Ironman Kona 1994. Para comprar essa revista (que guardo até hoje), gastei quase toda minha mesada, já que as revistas importadas eram super caras e demoravam mas de 2 meses para chegar ao Brasil.
Pra quem pensa que foi fácil a vitória, essa era a 4ª tentativa dele no IM Hawaii. Em 1993, Greg Welch havia sido atropelado e fraturado o joelho. Em 1994, encaixou uma bela corrida e venceu a lenda do triathlon Dave Scott.
Greg Welch também venceu o Mundial de Triathlon da Itu (distância olímpica), o Campeonato Mundial de Triathlon longa distância da ITU, o Campeonato Mundial de Duathlon. Para mim o triatleta mais completo da história. Tristemente o atleta encerrou sua carreira após descobrir um problema cardíaco, no meio do Ironman 1999.
Vale lembrar que durante toda a temporada de 1999 o atleta havia se dedicado a correr provas da ITU com bastante sucesso e era considerado um dos favoritos para vencer o Ouro Olímpico em Sidney.
“E o seu sonho olímpico? ” – um reporter perguntou na época.
“A medalha de ouro da vida é poder viver. Ponto final” disse ele. “Embora eu não tenha conseguido realizar o meu sonho Olímpico, o meu envolvimento com o triathlon foi um sonho que se tornou realidade – um conto de fadas – e eu encerro minha carreira com orgulho.”
Anos mais tarde quando consegui a gravação em VHS da prova, nem preciso dizer que assisti ao vídeo até quase decorar, preciso? (Em dez de 2015, substitui o video em ingles que foi tirado do ar, por sua versão em frances!).
Deixe um comentário