O esporte não paga as nossas contas. Esse é um fato para a maioria dos atletas amadores, nem por isso deixamos de ter paixão pelo esporte. Para muitos de nós é no esporte onde conseguimos o equilíbrio da nossa rotina, o onde equilibramos o nosso stress e principalmente onde vivemos alguns de nossos maiores desafios pessoais. Afinal quem não gosta de se superar, não é mesmo?
O problema é que nem sempre a motivação para treinar está presente e, sem treino, fica difícil atingir os seus objetivos.
Pratico esporte competitivamente há mais de 20 anos e durante esse tempo acabei desenvolvendo algumas dicas para me manter motivado.
Como se manter motivado para treinar? Veja nossas dicas!
1- Falta de tempo para treinar
A vida dificilmente ficará mais fácil, os compromissos de trabalho sempre existirão e você sempre irá ter que arrumar tempo para treinar. Pare e pense, quanto tempo você fica navegando na internet? Sabe aquela entradinha no Instagram de 5min que quando você vê já passou meia hora?
Porque não aproveitar esse tempo para treinar e fazer alguma coisa que realmente acrescente na sua vida. Se diminuir o seu tempo na internet e na televisão, tenho certeza que sobra tempo para treinar!
2- Falta de rotina para treinar
As vezes acontece de perder um treino, você perde o treino da quarta. Aí porque já perdeu o treino da quarta, você resolve matar a quinta e quando vê perdeu vários dias de treino.
O primeiro passo é aceitar que você irá perder um treino aqui e alí, mas se cobre menos e não tenha medo de recomeçar.
Outra coisa que eu acho fundamental é planejar uma rotina que você realmente consegue cumprir, depois de casar e ter filhos percebi que não adianta eu criar a ilusão de querer treinar várias horas no dia. Hoje tento treinar de 60-90min por dia durante a semana e no final de semana treino um dia (onde tento encaixar meus treinos mais longos) e no outro dia eu descanso.
Apesar do tempo limitado, consigo evoluir por causa dos treinos estruturados e da constância da minha rotina. É melhor ser regular e treinar pouco, do que treinar muito e ser irregular.
3- Celebrar as conquistas
Por competir há muito tempo e já ter competido como elite por algum tempo tive o infeliz hábito de só valorizar provas e eventos grandes. Quando pegava pódio em uma prova regional, achava que não valia nada.
Felizmente aprendi com o tempo que o valor de uma conquista é pessoal, independe de quantas pessoas tem no evento, quantos competidores tem na sua categoria, a distância do percurso… o que realmente importa é o significado que aquela conquista tem pra você.
Depois que eu descobri isso, passei a dar valor em todos os eventos que participo e sempre comemoro depois do evento.
Chegando em primeiro ou chegando em último eu saio para comemorar, comemorar a chance de estar vivo, de poder fazer o(s) esporte(s) que eu amo, a chance de poder participar de mais um evento e as vezes celebramos meus pódios.
4- Deixar troféus e medalhas a vista
Isso tem a ver com a dica anterior, mas aprendi que deixando minhas medalhas expostas em um porta medalhas e meus troféus em uma instante eu sou constantemente lembrado da emoção e das minhas conquistas pessoais, o que me dá mais ânimo para treinar.
Por muito tempo minhas medalhas ficavam guardadas dentro de uma caixa de sapato e confesso que nem lembrava de muitas delas.

Hoje separei as medalhas em portas medalhas personalizados por modalidade: as de triathlon em um porta medalhas de triathlon, as de corrida em porta medalhas de corrida e assim por diante. Um porta medalhas personalizado para cada modalidade.
Hoje consigo ver minhas medalhas e troféus em meu escritório, além de ajudar na motivação, ajuda na decoração!
Gostei tanto do resultado que mandei polir minhas antigas medalhas de natação e encomendei um porta medalha personalizado grande para minhas medalhas de natação.

Eu comprei meus porta medalhas personalizados na Aimará Decor que tem um custo benefício excelente e ainda personaliza o modelo com o seu nome.
5- Crie uma rede de suporte
Se a família e os amigos não estão envolvidos esporte sempre vai rolar aquele pedido, “Tudo bem se você matar o treino hoje pra sair para comer com a gente”. E vindo de uma pessoa que a gente gosta, fica mais fácil de cedermos à tentação de não treinar.
Um jeito que eu achei para melhorar isso foi explicar para meus amigos e familiares a importância de atingir os meus objetivos. Hoje muitos deles, são meus maiores incentivadores nos dias que eu estou com preguiça para treinar.
E outra, sempre dá pra treinar e chegar um pouco mais tarde e ainda encontrar os amigos no restaurante, não acha?
Deixe um comentário