O Espírito Outdoor já escreveu anteriormente sobre emagrecimento ( 2 mitos do emagrecimento), mas recebemos uma pergunta que não poderia ficar sem resposta: Natação é bom para emagrecer?
O American College of Sports Medicine, um dos órgãos que regula o exercício nos EUA, recomenda que a pessoa se exercite 5 vezes por semana para perder peso e a natação pode ser sim uma alternativa segura e divertida. Além de ajudar no emagrecimento, nadar também proporciona benefícios para o seu coração, para sua flexibilidade e para o seu humor.
Gasto calórico: Para perder 500g de gordura é necessário criar um déficit calórico de aproximadamente 3500kcal. A atividade física, principalmente as atividades cardiovasculares uttilizam grandes músculos e ajudam o aumento do gasto calórico. Uma hora de natação para uma pessoa de aproximadamente 75kg queima por volta de 500 calorias.
Aumento de massa magra: A água é por volta de 12% mais resistente que o ar. O ato de nadar faz com que tenhamos que superar a resistência da água para nos locomover, isso ajuda a aumentar a massa muscular corporal. As pessoas bem condicionadas podem aumentar o esforço com o auxílio de pés-de-patos, palmares, camisetas e caneleiras.
Diminuição do impacto: Dentro da água diminuímos o osso peso corporal consideravelmente. Isso resulta em uma significante redução no estresse nos nossos joelhos, quadris e coluna. Pessoas que tem problemas em alguma dessas partes do corpo e tem limitações para fazer atividades cardiovasculares fora d’água podem obter bons resultados nadando. Nadar é uma atividade indicada para pessoas com sobrepeso.
Cross-training: Alternar treinos de natação com outras atividades pode melhorar muito o seu programa de atividade física. Por ser realziada na água a natação proporciona um certo aliívio as articulações e aos músculos envolvidos em outras atividades fora d’água ao mesmo tempo que promove um gasto calórico consideravel.
Bons treinos!
Deixe um comentário