O exercício continua sendo muito indicado para a prevenção de doenças coronárias. Um novo estudo atesta porém que mais exercício pode ser melhor para sua saúde.
Até agora todo mundo sabia que o exercício era bom pra saúde e que se comparadas com os sedentários, as pessoas que se exercitam tem menor chance de sofrerem de doenças cardíacas. Porém no começo do mês de agosto (de 2011) o Dr. Jacob Sattelmair, da Universidade de Harvard, e seus colegas publicaram dados comparando apenas pessoas que faziam exercícios para descobrir se mais exercício é melhor em termos de prevenção. “Queriamos apenas olhar estudos recentes que abordavam a atividade física de uma maneira quantitativa. Geralmente o padrão era que quem é fisicamente ativo tem diminuído seus riscos de sofrer doença coronária cardíaca. Mas queríamos descobrir, dentre as pessoas que seguiam a recomendação mínima de exercício das agências de saúde, o quanto o exercício diminuía seus riscos de sofrer doenças cardíacas”.
A conclusão básica encontrada foi que mais exercício na maioria das vezes é melhor, mas que o melhor “custo-benefício” acontece perto da faixa mínima de exercícios recomendados que são 150min de exercícios por semana (Leia também Envelheça com saúde treinando forte).
Isso se explica pois a redução do risco de se sofrer doenças cardíacas não aumenta de forma linear com o aumento do exercício.
Analisando os dados de 26 estudos publicados de 1995 pra cá. Constatou-se que quem faz 150min de exercício por semana tem uma redução estimada dos risco de sofrer doenças cardíacas em 14%, enquanto quem faz 300min de exercício por semana reduz o seu risco em torno de 20% e aqueles que fazem 750min de exercício por semana reduzem seu risco em apenas 25%. Entendeu, agora?
Apesar desse estudo ter confirmado a eficiência das recomendações mínimas de exercício para a saúde foi possível atestar que para começar os exercícios para melhorar a saúde não é preciso começar correndo uma maratona, pois segundo os pesquisadores uma pessoa sedentária começará a sentir resultados com o mínimo de 15min de exercício moderado (como uma caminhada rápida) por dia. Uma boa notícia para os sedentários que estão querendo largar “a vida bandida”!
Outra boa notícia que o estudo trouxe foi para as mulheres, que aparentemente os benefícios sentidos pela atividade física é maior nas mulheres do que nos homens, mas os pesquisadores ainda não tem idéia do porquê disso (Leia também Você vai ter o corpo da sua mãe?).
Então, mãos a obra e bons treinos!
Deixe um comentário