O melhor Exercício para o Esporte

A pré-temporada (ou off-season) é a época perfeita para reavaliar e corrigir as deficiências e principalmente fortalecer o corpo e evitar as lesões. Nesse ano, consegui realizar meu planejamento para a época. Apesar de estar no triathlon a quase 18 anos, em 2011 meus treinos foram muito aquém do desejado, e em 2012 pretendo tentar classificar novamente para o Mundial de Triathlon Xterra. Então fiz um programa de treinamento para a pré-temporada, que envolvia treinos de baixa intensidade na corrida, sessões diárias de natação no mar e Pilates (realizados na praia), para preparar meu corpo ao regime de treinamento planejado para 2012 (se você tem curiosidade em saber o que faço como treinamento siga o meu perfil xterrabrasil no twitter). Fiquei surpreso com a resposta do meu corpo aos treinos realizados, principalmente porque o volume de treinos foi baixo (dficilmente excedia 90min).

O que mais me surpreendeu foi como o Pilates conseguiu mudar o meu corpo e deixar-me mais forte, até peguei podium numa corrida de rua apesar de estar muito tempo sem correr. Alguns esquecem que o aumento da força não está apenas relacionado ao aumento do tamanho dos músculos, mas também a melhora da coordenação intra-muscular dos músculos. Se os músculos se coordenam melhor durante o movimento, você será capaz de fazer mais força, e é aí que o Pilates pode te ajudar.
Se existe um exercício que serve para quase todos os os esportes, talvez esse exercício seja A Prancha, um dos melhores exercícios para a musculatura abdominal e musculos posturais (músculos do Core). A execução é simples e similar a posição final da flexão de braço (push up): barriga virada para baixo, troncos e pernas alinhadas, e seu peso apoiado na ponta dos pés e nas mãos, que (com os braços estendidos) se situam logo abaixo dos ombros.

É preciso manter o corpo alinhado sem deixar o quadril cair ou levantar demais. Se sentir dor lombar o quadril pode estar baixo ou, sentir dor nos ombros o quadril pode estar alto demais.

Como fazer?

Comece sustentando a posição por 5 respirações completas e aos poucos progrida até conseguir fazer 10 respirações. Faça 2-3 séries desse exercício.

prancha é o melhor exercício para trabalhar o core
Prancha: Posição Final do Exercício

Para os avançados é interessante fazer o exercício apoiado nos cotovelos.
Para os muito ninjas avançados faça o exercício apoiado nos cotovelos e leve os joelhos em direção aos cotovelos de forma alternada.

 

exercício prancha avançado
Variação do exercício para os atletas avançados.

Bons treinos!

Gostou de nossos artigos e quer recebê-los por email? É só clicar aqui!

Você pode também seguir nosso perfil no Twitter!


Publicado

em

,

por

Comentários

9 respostas para “O melhor Exercício para o Esporte”

  1. Avatar de Alberto Peixoto

    Fizando uma melhoria de performance no Triathlon, qual seria a regularidade semanal para se fazer Pilates? Neste caso, o Pilates substituiria a Musculação?
    Abraços

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Alberto, a frequência varia de caso a caso. Atletas muito fracos de core, com dores lombares e falta de flexibilidade e beneficiarão mais do que atletas que não tenham esses problemas. Mas para a melhoria da performance do triathlon o ideal é fazer de 2x/semana a 3x/semana. Caso o tempo seja curto, você pode começar com 2 vezes por semana agora, no começo da temporada e durante a temporada manter a atividade apenas uma vez por semana para manter os ganhos obtidos no começo da temporada.
      Mas em alguns casos, como atletas mais velhos e mulheres pode ser recomendado a realização dos treinos de musculação também.
      Vale lembrar que as sessões de Pilates normalmente são curtas (30-45min).
      Abraço,

  2. Avatar de Mateus Manzini
    Mateus Manzini

    Esse artigo também serve para os ciclistas/ mountain bikers, sem dúvida nenhuma. Um core mal desenvolvido é caminho aberto não só para lesões, como também para um treino pouco aproveitado, pois, dentre outras coisas, um tronco enfraquecido não permite absorções de impacto eficientes e nem a sustentação da posição em cima da bicicleta. Isso leva a um desgaste prematuro, que sempre acarretará um treinamento sub-aproveitado.
    Parabéns pelo artigo!

  3. Avatar de Bruno Mangilli
    Bruno Mangilli

    É muito bom realizar esse exercício equilibrando a ponta dos pés sobre o disco de equilíbrio,aquele usado tambem no pilates e exercicios de core. Você irá sentir pegando bastante o abdômen e lombar.

  4. Avatar de Demilson Pires da Silva
    Demilson Pires da Silva

    Quais exercícios na musculação podem contribuir para o melhor desenvolvimento da propulsão de pernas na natação?

    Bom dia e grato pela atenção!!!

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Demilson, ótima questão!
      Na minha opinião a ineficiência na pernada do crawl para a maioria das pessoas está no mal posicionamento corporal e não com a falta de força muscular.
      Com um mal posicionamento, grande parte da força empregada na pernada é usada na flutuação e não na propulsão.
      Isso faz com que as pessoas se cansem mto batendo pernas, sem ter grandes resultados.
      Nesse caso um trabalho de core (como o do pilates) ajudaria. Mas o melhor mesmo é incrementar a quantidade de perna que vc faz durante o seu treino. Melhor ainda se vc conseguir bater pernas sem prancha.
      Espero ter ajudado!

  5. Avatar de Socorro Amaral
    Socorro Amaral

    quais exercicios de musculação podem ser prescrito para melhorar o condicionamento fisico (força das pernas e coordenação) para atleta fundista (1500 e 3000) juvenil

    1. Avatar de Rodrigo Langeani

      Socorro, existe umq infinidqde de exercícios possíveis, mas a escolha dos melhores deve ser feita com base em uma análise precisa do atleta, para assim conseguir trabalhar os pontos fracos do atleta.
      A distância, prefiro não prescrever nada sem poder testar o atleta ou ter mais informações a respeito do mesmo.
      Procure um bom treinador, ele poderá avaliar e prescrever os melhores exercícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *