Como o próprio nome diz, significa devolver a função. Entenda função como as capacidades do homem para correr, saltar, subir escada, agachar, se vestir, empurrar, etc. Tornando-o independente.
Reabilitação funcional, não é uma técnica específica, pois não existe uma técnica capaz de atender o ser humano em todas as situações. Então é um conjunto de técnicas e ferramentas que visam dar ao corpo o que ele necessita naquele momento e evoluir até lhe dar autonomia.
Atualmente, somos influenciados pelo senso coletivo que diz que dor faz parte do esporte, da idade ou da vida. Dessa maneira, vamos aos poucos deixando de fazer as atividades de vida diária que nos causam dor e consequentemente perdemos condicionamento e nos afastando das chances de nos recuperar integralmente.
Porque a fisioterapia tradicional as vezes não funciona?
Como um bom exemplo disso, num caso onde a pessoa foi diagnosticada com condropatia femuropatelar moderada (desgaste irreversível na cartilagem do joelho), no tratamento tradicional é ministrado remédio para cartilagem e anti-inflatórios, analgesia e fortalecimento (fisioterapia) e SE AFASTAR DAS ATIVIDADE QUE CA– USEM SOBRECARGA NO JOELHO. Se assim fosse, o indivíduo nunca mais poderia subir escada, levantar e sentar, caminhar por distâncias maiores entre várias outras coisas. Saibam vocês, que uma parte dos maratonistas tem esse problema e não é por isso que param o esporte. E para deixar claro, não é a maratona que causa desgaste e sim o movimento disfuncional.
Dentro da reabilitação funcional é preciso ser investigado os fatores que causam o desgaste e eles podem ser desde a uma pisada irregular, fraqueza de estabilizadores de quadril, encurtamento de musculatura posterior de coxa ou até uma perna mais curta que a outra. Tratando as causas, interrompemos o processo inflamatório e consequentemente a dor e seguimos com a prática do seu esporte.
Procure um ortopedista e um fisioterapeuta que seja de sua confiança e que consigam te atender na sua integralidade e NÃO SÓ OS SINTOMAS.
Deixe um comentário